Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Vinicius nega insatisfação de deputados com liberação de emendas: “O que o governador prometeu, ele vai cumprir”

Nos últimos dias, rumores de descontentamento tomaram corpo após queixas de parlamentares sobre atrasos na liberação de emendas, sobretudo as federais.

21/10/2025 às 12h32

21/10/2025 às 12h32

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Dr. Vinicius (PT), negou que haja insatisfação entre os parlamentares da base aliada em relação à liberação das emendas parlamentares. Em entrevista ao PortalODia.com nesta terça-feira (21), o petista afirmou que o governador Rafael Fonteles tem mantido o compromisso de cumprir os acordos firmados com os deputados.

Dr. Vinicius nega insatisfação de deputados com liberação de emendas: “O que o governador prometeu, ele vai cumprir” - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Dr. Vinicius nega insatisfação de deputados com liberação de emendas: “O que o governador prometeu, ele vai cumprir”

Nos últimos dias, rumores de descontentamento tomaram corpo após queixas de parlamentares sobre atrasos na liberação de emendas, sobretudo as federais. Decisões judiciais e recentes embates políticos também têm influenciado o ritmo de execução desses recursos no estado.

Dr. Vinicius, contudo, minimizou o cenário e reforçou que o planejamento para execução das emendas já está em andamento.

“Isso [liberação das emendas] foi conversado, porque tem muitos processos já encaminhados para a execução e serão encaminhados. Teve a discussão já com o governador, foi apresentado o plano de trabalho. Cada deputado tem as suas ações que fez a escuta no interior, que precisa realmente cumprir aquilo que estava acordado, até porque você faz um projeto de uma rua, há expectativa popular, e a gente conhece o governador Rafael, tudo aquilo que ele se comprometeu, ele cumpriu. E não vai ser diferente”, assegurou.

O parlamentar também reconheceu que, em períodos pré-eleitorais, é natural o surgimento de tensões internas nas bancadas.

“A base está bem unida. É claro que, num momento desses, a gente passou por um período de previsão de redução de vagas. Isso altera os ânimos das pessoas que vão concorrer no ano seguinte. Depois da definição que ia continuar sendo 30 vagas, isso já deu uma acalmada nos ânimos. É natural que nas chapas que você tem maior competitividade como na chapa de federal tenha um sentimento mais exacerbado de competição e que as bases vão tendo movimento nessa fase agora”

A partir de agora, segundo o parlamentar, o foco é acompanhar as entregas do Poder Executivo aos seus cidadãos e discutir sobre as disputas eleitorais apenas em 2026.

“Acho que o momento, eu tenho falado isso desde o início, o momento realmente é de a gente acompanhar a evolução do governo, acompanhar as entregas, cada deputado fazer a conclusão daquilo que se comprometeu em cada cidade e a partir de abril, quando se define realmente as pessoas que vão estar afiliadas nos partidos, se desenhar até julho para poder a gente chegar nessa eleição”, pontuou.

Reunião de líderes discute administração e política

Nessa segunda-feira (20), lideranças do PT, MDB e o presidente da Assembleia, deputado Severo Eulálio (MDB), se reuniram para alinhar as ações da base governista. Segundo Dr. Vinicius, o encontro serviu para reforçar a unidade dos partidos e esclarecer eventuais ruídos sobre a destinação das emendas.

“Após a reunião, todos os líderes saíram tranquilos, compreendendo que nada mudou. Tudo será entregue à população, conforme acordado durante 2023 e 2024”, explicou.

Sobre a reunião com MDB e PT, Dr. Vinicius destacou que o encontro foi importante para discutir a montagem das chapas e a estratégia da base governista para 2026.

“A gente estava já há algum tempo esperando essa reunião dos líderes para que a gente fizesse uma conversa mais direcionada para o que está se afunilando, que é a montagem das chapas, qual é a previsão de ação do governo para o ano de 2026, e onde ficou definido o Estado com estrutura e a capacidade de investimento [...]. A gente vai ter novamente duas chapas competindo para a gente ter a maior base de governo no ano de 2026 com chances reais de eleição”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.