O Piauí comemora, neste 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, em meio a um momento de crescimento constante e reconhecimento nacional. O estado, que combina natureza, história e cultura em doses únicas, vem consolidando a sua presença no mapa do turismo brasileiro, impulsionado tanto pela diversidade de atrativos, quanto pela profissionalização do setor.
Juliana Caldas é nutricionista e mora em Salvador, capital da Bahia, mas morou em Parnaíba, no litoral piauiense, por 10 anos. A nutricionista tenta voltar para o Piauí todos os anos, tanto para visitar os pais, quanto para visitar as belezas do estado. “Sou daquelas que divulgam o Piauí para todos. Trazemos amigos de Salvador, familiares do meu noivo, sempre viemos “de galera”, e todas as vezes fazemos esses passeios, pois amamos”, diz.
Para Juliana, o Piauí tem grande potencial turístico, entre as belezas naturais, as praias, o delta e a biodiversidade. “O que falta são mais opções de voos e a divulgação Brasil afora, um pouco mais de infraestrutura. A cada vez que retorno, vejo que está melhorando”, conta a nutricionista.
Para a guia turística e turismóloga Denise Torres, a curiosidade do visitante é o que mais movimenta o turismo local. “Os pontos mais procurados em Teresina são a Ponte Estaiada, o Parque Ambiental Encontro dos Rios, o Polo Cerâmico e a Central de Artesanato”, explica a profissional.
De acordo com Denise, a infraestrutura ainda é um desafio, mas o interesse cresce a cada ano. “A expectativa é grande para conhecer o local, ver a cidade do alto, mas infelizmente o mirante, devido aos problemas dos elevadores, está fechado. Isso causa uma certa frustração no turista”, analisa.
O perfil de quem mais visita, segundo a turismóloga, é bem diversificado. Segundo ela, o estado costuma receber mais casais e grupos de amigos, vindos principalmente das regiões Sul, Sudeste e do próprio Nordeste do país. “O piauiense procura novidades customizadas, como artesanato elaborado ou gastronomia sofisticada, enquanto que quem não é piauiense procura o que é regional e tradicional da terra”, comenta.
Entre os meses de julho e janeiro, os principais fluxos se concentram no litoral piauiense e na Serra da Capivara, localizada na região Sul do estado. “O nosso estado desperta o interesse principalmente no que diz respeito à riqueza arqueológica de norte a sul. A Serra da Capivara já dispõe de boa infraestrutura para o passeio com Guias de Turismo e condutores de visitantes treinados, bem como o Parque de Sete Cidades”, afirma Denise. O sítio arqueológico, que voltou a atrair grande público após a morte da arqueóloga Niède Guidon, é repleto de descobertas históricas, pinturas rupestres e até mesmo espécies animais em extinção ou que só existem no local.
O Delta do Parnaíba, o Parque Nacional das Sete Cidades e o Cânion do Rio Poty também estão entre os destinos mais procurados pelo público, seja local ou de outras regiões. Denise Torres destaca o turismo religioso do estado, que alia fé e patrimônio histórico, principalmente em cidades como Oeiras, Valença, Floriano e Amarante. Ainda segundo a guia turística, a consciência ambiental é cada vez mais presente nos visitantes.
Tecnologia como aliada
Um dos principais avanços recentes é o lançamento do aplicativo Turismo PI, previsto para outubro deste ano. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informação do Piauí (ETIPI), em parceria com a Secretaria de Turismo (SETUR), a app deve reunir informações sobre hospedagem, gastronomia, transporte e atrativos das diversas regiões do estado.
De acordo com a Setur, a ferramenta irá conectar turistas e prestadores de serviço, criando oportunidades de negócio e ampliando a visibilidade dos atrativos do Piauí. O cadastro para empreendedores poderá ser feito de forma gratuita e a expectativa é de que a plataforma se torne uma vitrine digital do turismo piauiense.
Piauí em evidência nacional
O estado também tem ganhado destaque no cenário nacional, com conteúdo que evidencia as belezas do litoral piauiense, ressaltando o Delta do Parnaíba e os Lençóis Piauienses. As paisagens com tons de laranja, dunas e lagoas cristalinas têm atraído visitantes de todas as partes, consolidando a cidade de Parnaíba como destino e não apenas passagem.
Com sol brilhando durante todo o ano e um longo período de calor mais forte, que conta com temperaturas médias de 33°C, o litoral do Piauí oferece praias como Atalaia, Pedra do Sal e Barra Grande, que combinam tranquilidade, esportes aquáticos e pôr do sol inesquecível.
Além da região litorânea, cidades como São José do Piauí, com a “Capadócia Nordestina”, e Pedro II, sede do anual e bastante popular Festival de Inverno e onde fica o Morro do Gritador, têm fortalecido o turismo de natureza aventura.
Em nível estadual, o crescimento de 25,5% no turismo de Teresina em 2023 reflete um movimento de expansão que vem se espalhando para o interior. Com o incentivo à capacitação de guias e condutores cadastrados e oficializados, o Piauí se destaca cada vez mais no âmbito nacional, também pela qualidade na cativante recepção.
Com sua riqueza arqueológica, diversidade natural e um olhar voltado para a inovação, o Piauí vem se firmando mais e mais, a cada dia, como um destino surpreendente. O crescimento é exponencial, mesmo com o estado sendo pequeno em litoral, mas imenso em experiências.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.