Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Design e conforto: as tendências que devem dominar os escritórios em 2026

Com foco em sustentabilidade, ergonomia e atenção ao cliente, a FNX Móveis apresenta um novo conceito de móveis planejados, que une bem-estar e boa performance.

12/11/2025 às 08h56

Entrar em um ambiente, especialmente um escritório, moderno, bem iluminado e repleto de móveis com design clean e funciona pode transformar completamente a vida e a rotina de quem trabalha no local. Esta é justamente a proposta da empresa FNX Móveis para 2026, que busca inspirar performance a partir do ambiente.

Com 31 anos de mercado e presença consolidada no Piauí, Maranhão e Ceará, a empresa aposto em um conceito que une sustentabilidade, conforto e estética minimalista para criar espaços de trabalho mais humanos e, ao mesmo tempo, mais produtivos.

Design e conforto: as tendências que devem dominar os escritórios em 2026 - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Design e conforto: as tendências que devem dominar os escritórios em 2026

Segundo a supervisora de vendas Brenda Yohara, a FNX tem buscado constantemente alinhar seus produtos às normas ,ais recentes de ergonomia e às novas demandas do mercado corporativo. “Estamos sempre atualizados, tanto nas normas de ergonomia quanto nas tendências de design. Cada móvel é pensado para atender às necessidades do cliente, da empresa e, principalmente, do colaborador que vai usar aquele espaço”, explica.

Ela conta que o trabalho começa muito antes da fabricação, já iniciando com um processo de consultoria detalhado que leva em consideração a opinião e gostos do cliente, em que a equipe da FNX entende a rotina e as exigências de cada empresa. “A gente faz um briefing completo. Se o cliente usa banquetas, indicamos mesas mais altas. Se é uma estação de trabalho com monitores, projetamos uma profundidade maior. Tudo é adaptado à realidade daquele ambiente”, diz Brenda.

Brenda Yohara, supervisora de vendas. - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Brenda Yohara, supervisora de vendas.

Para o próximo ano, a FNX aposta em um visual ainda mais clean e acolhedor, com tons amadeirados claros, linhas simples e integração com elementos naturais. “Desde agosto, estamos pesquisando as tendências de 2026. Sustentabilidade e biofilia continuam em alta. Os ambientes com mais verde, mais luz natural e móveis que remetem à natureza são os preferidos”, revela a supervisora de vendas.

Além disso, a empresa também reforça seu compromisso com a durabilidade dos produtos e a escolha de fornecedores alinhados às boas práticas ambientais. “É um conjunto, nós queremos móveis que durem, que sejam bonitos, funcionais e sustentáveis, e que traduzam a identidade visual de cada empresa. Às vezes, o cliente quer um espaço mais leve, outras vezes algo mais sóbrio. O importante é personalizar sem perder a funcionalidade”, destaca.

Design e conforto: as tendências que devem dominar os escritórios em 2026 - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Design e conforto: as tendências que devem dominar os escritórios em 2026

Na loja e showrooms da FNX, é possível ver esse conceito na prática. Ambientes montados com móveis planejados, quadros e objetos que quebram a rigidez típica de escritórios tradicionais e trazem personalidade e a individualidade do cliente ao espaço. “Não queremos um ambiente formal demais. Nosso objetivo é criar locais de trabalho que tenham a cara do cliente e transmitam bem-estar”, diz Yohara.

Ergonomia: a união de saúde e estética

Mas o design bonito, por si só, não basta para suprir as necessidades de quem utiliza os móveis, especialmente as cadeiras e escrivaninhas. O conforto físico e a saúde dos colaboradores são pontos fundamentais no novo conceito da FNX. Para a fisioterapeuta Neide Dias, especialista em ergonomia, os móveis adequados não são luxo, são uma necessidade.

“O ajuste correto de uma cadeira ou da altura da mesa pode evitar dores nas costas, afastamentos e até cirurgias. Às vezes, um simples detalhe — o apoio de pés, o ângulo do monitor, a espuma da cadeira — faz toda a diferença na saúde do trabalhador”, explica a fisioterapeiuta.

Neide Dias, fisioterapeuta. - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Neide Dias, fisioterapeuta.

Neide ainda lembra que investir em ergonomia é, também, uma forma de reduzir custos e aumentar a produtividade. “Um colaborador confortável falta menos, se concentra mais e entrega melhores resultados. O Ministério do Trabalho, inclusive, já exige adequações ergonômicas nas empresas. Isso deixou de ser opcional”, enfatiza.

Ela também destaca a importância da comunicação entre gestores e equipes para manter a qualidade do que é produzido e vendido. “Ergonomia é diálogo. Não adianta ter o melhor posto de trabalho se o colaborador não sabe usar os ajustes da cadeira, ou se o ambiente está psicologicamente pesado. Hoje, falamos muito sobre fatores psicossociais, como metas abusivas, sobrecarga, falta de escuta. Tudo isso influencia na saúde e na produtividade”, alerta a fisioterapeuta.

O novo conceito da FNX traduz uma mudança que vai além do design. Trata-se, principalmente, de uma visão e um emprego de móveis mais amplos sobre o papel do espaço físico no dia a dia das empresas, formando um espaço que acolhe, inspira e até mesmo impulsiona a performance do trabalhador.

Design e conforto: as tendências que devem dominar os escritórios em 2026 - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Design e conforto: as tendências que devem dominar os escritórios em 2026

Como resume Brenda Yohara, “um ambiente planejado, ergonômico e bonito não é só estética. É estratégia, produtividade e bem-estar. É cuidado com quem faz a empresa acontecer”, conclui.

Com móveis que aliam durabilidade, conforto e estilo, a FNX se posiciona à frente das tendências e reforça a ideia de que o escritório do futuro começa agora, com um formato e produtos mais sustentáveis, humanos e, acima de tudo, mais inspiradores.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Ithyara Borges.