Oficialmente no pico do B-R-O-Bró, a temperatura em várias cidades piauienses tem atingido recordes que chamam a atenção. No último final de semana, por exemplo, Oeiras e Picos foram os municípios mais quentes do Brasil, com temperaturas que ultrapassaram os 40°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Oeiras teve máxima de 41,3°C no domingo (19) e Picos atingiu 40,8°C.
Mas estas não foram as únicas cidades piauienses a registrarem máximas históricas. Em Paulistana, no Sul do Estado, os termômetros chegaram a marcar 39,4°C, se tornando a oitava cidades mais quente do Brasil neste domingo (19).
No ranking das maiores temperaturas registradas aparecem ainda Canto do Buriti (38,6°C), Teresina (37,7°C), Corrente (36,4°C) e Uruçuí (35,5°C).
LEIA TAMBÉM
O climatologista Werton Costa explica as condições que tornam propício o aumento do calor e da sensação térmica. São elas: o céu permanece sem nuvens na maior parte do dia, o que aumenta o índice de radiação solar e torna a superfície da Terra mais quente. Soma-se a isso a baixa umidade do ar característica do período e a diminuição ou quase ausência de chuvas volumosas que ajudem a amenizar o calor.
Apesar disso, outubro tem sido um mês pontuado por pequenos episódios de precipitação que ajudam a reduzir um pouco o calor. No entanto, o Piauí só deve passar a ter chuvas mais regulares a partir de janeiro. Quem afirma isso é a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMARH), que divulgou um levantamento apontando que o período de estiagem do Piauí deve se estender até novembro, com previsão de chuvas mais regulares só no começo do ano que vem.
“Até lá, o que se espera são pancadas isoladas, especialmente no sul do estado, que vão se espalhando gradualmente, com o passar dos meses, para o centro e depois para o norte”, explica o climatologista da Semarh, Pedro Aderaldo.
Até lá, o calor permanece, com temperaturas médias variando entre 22,5°C e 32,5°C.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.