Os próximos dias devem ser de temperaturas elevadas em diversas cidades do Piauí, segundo aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital deve registrar máximas de 38ºC nesta quarta (10) e quinta-feira (11) e umidade mínima do ar de 20%. Os alertas são válidos até às 10h desta quinta.
Na região Sul do Estado, os destaques vão para as cidades de Oeiras, Bom Jesus e Valença do Piauí, cujas temperaturas máximas devem chegar a 39°C nesta quarta-feira. Corrente, Picos, Baixa Grande do Ribeiro, registra máxima de 38ºC.
Já na região Norte do Estado, as temperaturas devem superar os 38ºC em Campo Maior, Parnaíba, Piripiri e Altos. Já em Pedro II, a temperatura deve ficar em 37ºC.
Diante desse cenário, o Inmet emitiu três alertas para os municípios piauienses. Dois dos alertas são relativos à baixa umidade, sendo um de Perigo (Laranja), cuja umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, favorecendo o risco de incêndios florestais e à saúde, como o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O segundo alerta, Perigo Potencial (Amarelo), aponta a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O terceiro alerta, de ventos costeiros, destaca a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. As principais cidades atingidas são Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.
Devido aos riscos à saúde, é recomendado que a população:
- Beba bastante líquido;
- Evite desgaste físico nas horas mais secas;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Piauí registrou três incêndios simultâneos em Teresina, Campo Maior e Parnaíba
O Piauí tem registrado temperaturas consideravelmente elevadas nos meses de agosto e setembro, o que tem influenciado para focos de queimadas e incêndios em diversas cidades do Estado. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram contabilizados 604 focos de calor de 01 a 09 de setembro deste ano.
As cidades que mais registraram focos de queimadas foram: Baixa Grande do Ribeiro (67), Ribeiro Gonçalves (63), Uruçuí (60), Santa Filomena (44), Sebastião Leal (33), Regeneração (29), Palmeirais (23), Bertolínia (18), Brasileira (17) e Floriano (15).
Somente nesta terça-feira (09), o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) registrou, simultaneamente, três ocorrências de incêndios em Teresina, Campo Maior e Parnaíba. Na capital, os bombeiros combateram um incêndio em vegetação na região da Cerâmica Cil, zona rural de Teresina. Em Parnaíba, a equipe conteve um incêndio em área de vegetação. Já em Campo Maior, a situação exigiu maior atenção devido à proximidade com uma subestação de energia elétrica.
Para o combate, foram utilizados dois caminhões Auto Bomba Tanque, com capacidade para cinco mil litros cada, além de duas picapes equipadas com kits de combate a incêndio. Equipes do quartel de Piripiri foram as primeiras a chegar ao município, garantindo o suporte necessário para a operação.
Segundo o tenente Pimentel, comandante de Socorro do dia, em Teresina, as três frentes de trabalho atuaram de forma coordenada. “As equipes mantiveram comunicação constante, o que permitiu resposta rápida e eficaz em todas as ocorrências”, explicou.
O capitão Vera Cruz, comandante do Grupamento de Piripiri, destacou a estrutura enviada para Campo Maior. “Mobilizamos caminhão ABT, duas picapes e ambulâncias de apoio para conter as chamas e controlar a fumaça densa que se espalhava na região”, disse.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.