Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Centro de Autismo do Piauí deve realizar 2500 atendimentos por mês; veja como vai funcionar

O espaço é de alta complexidade e atenderá pessoas com TEA de todas as idades.

11/07/2025 às 10h28

Foi inaugurado, nesta sexta-feira (11), o primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea). O espaço é de alta complexidade e atenderá pessoas com TEA de todas as idades.

O centro vai oferecer atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, dentre outros profissionais. Além disso, o espaço conta com uma brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí e com uma sala de estímulo multissensorial.

A estimativa é de que sejam realizados cerca de 2.500 atendimentos por mês. O acesso ao Cetea será feito via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, as famílias devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências e solicitar a triagem para o Centro de Atendimento Especializado, que atenderá casos de alta complexidade.

Centro de Autismo do Piauí deve realizar 2500 atendimentos por mês - (Divulgação/Governo do Estado) Divulgação/Governo do Estado
Centro de Autismo do Piauí deve realizar 2500 atendimentos por mês

Mauro Eduardo, secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), destacou que, além de desafogar outros centros de atendimento às pessoas com autismo, o Cetea garantirá que as famílias não precisem se deslocar para locais mais distantes.

“Hoje nós temos o Centro Integrado de Educação Especial (Cies), o Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e a Associação dos Amigos Autistas (AMA), mas as filas de espera são muito longas. Com este centro, nós vamos dar uma celeridade ainda maior às famílias que precisam e que merecem ser atendidas. As famílias não precisam se deslocar para outros locais para procurar os profissionais, porque tudo vai ser ofertado aqui”, comenta.

O centro fica localizado na Avenida Higino Cunha, n° 1552, bairro Cristo Rei, no antigo Centro de Perinatologia, onde funcionava a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e do Centro Integrado de Educação Especial (Cies).

A construção do Cetea foi orçada em torno de R$ 6 milhões e foi concluída em menos de um ano e meio “Os três meses depois foi para a mobília, contratação de equipe. O importante é que toda a equipe que vai trabalhar aqui no Centro já foi contratada, selecionada e está realmente preparada”, complementa Mauro Eduardo, secretário da Seid.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.