Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso Tatiana Medeiros: “Indefinição sobre vaga na Câmara é ruim para o Parlamento”, diz presidente do TRE-PI

Sebastião Ribeiro Martins também comentou sobre a fase atual da ação e como se vai dar as demais etapas de análise envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros.

16/10/2025 às 12h55

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, comentou nesta quinta-feira (16) a decisão que manteve a prisão domiciliar da vereadora de Teresina Tatiana Medeiros (PSB) e o consequente afastamento do seu mandato na Câmara Municipal de Teresina.

Caso Tatiana Medeiros: “Indefinição sobre vaga na Câmara é ruim para o Parlamento”, diz presidente do TRE-PI - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Caso Tatiana Medeiros: “Indefinição sobre vaga na Câmara é ruim para o Parlamento”, diz presidente do TRE-PI

Por seis votos a um, o plenário do TRE decidiu revogar a liminar concedida anteriormente pelo juiz José Maria de Araújo Costa, que havia autorizado o retorno da parlamentar ao cargo. O pedido de reavaliação da liminar foi apresentado pelo procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção e Silva.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins destacou que a indefinição sobre o titular da cadeira é prejudicial para o Legislativo municipal.

“É ruim para o parlamento municipal [essas indefinições sobre o titular da cadeira], o ideal seria que não tivesse nenhum problema, que todos os eleitos [não tivessem embargos]. Realmente gera um pouco essa insegurança jurídica, mas faz parte, infelizmente, do processo eleitoral, do processo criminal”, afirmou.

O presidente do TRE-PI explicou ainda que o processo que envolve Tatiana Medeiros tramita em segredo de justiça sob a condução de uma juíza eleitoral.

“O que o Tribunal que decidiu foi uma decisão liminar em habeas corpus que havia revogado a prisão domiciliar. O tribunal entendeu, por maioria, que ela deve continuar por enquanto em prisão domiciliar. Mas o processo ainda está correndo em segredo de justiça, não terminou o processo ainda. Nós não podemos dar nenhum juízo do valor, está sendo apurada ainda a responsabilidade penal dela e de outras pessoas que participam desse processo. Essa análise está sob a direção de uma juíza eleitoral que tem plena autonomia funcional e decidir de acordo com a prova dos autos do que ela entender bem”, ressaltou.

Caso Tatiana Medeiros: “Indefinição sobre vaga na Câmara é ruim para o Parlamento”, diz presidente do TRE-PI - (Jailson Soares / O Dia) Jailson Soares / O Dia
Caso Tatiana Medeiros: “Indefinição sobre vaga na Câmara é ruim para o Parlamento”, diz presidente do TRE-PI

Sebastião Ribeiro Martins também comentou sobre a fase atual da ação e como se vai dar as demais etapas de análise envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros.

“Eu soube que o processo está em fase de instrução. O que é instrução? A instrução processual que é ouvir as testemunhas, ouvir algumas diligências, ouvir as alegações finais das partes, em seguida a juíza vai decidir. O processo está tramitando normalmente. Me parece que houve uma pequena suspensão, mas a juíza vai decidir se prossegue ou não com o andamento desse processo em razão de uma invalidação temporária, cautelar, de uma das provas desse processo”, explicou.

Com a decisão do TRE-PI, Tatiana Medeiros permanece em prisão domiciliar e afastada da função de vereadora. O primeiro suplente do PSB, Leôndidas Júnior, segue ocupando a vaga na Câmara Municipal de Teresina.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.