Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após queda da PEC da Blindagem, Júlio Arcoverde diz que houve uma “má narrativa” da imprensa

O Deputado diz que a proposta visava apenas preservar a inviolabilidade parlamentar prevista na Constituição.

25/09/2025 às 14h45

25/09/2025 às 14h46

O deputado Júlio Arcoverde (PP) criticou duramente a imprensa nacional após a derrubada da PEC da Blindagem no Senado. Ele afirmou que havia um acordo entre a Câmara e o Senado para que a proposta fosse votada, e não arquivada, mas que uma “má narrativa” da mídia teria distorcido o conteúdo da PEC, que, segundo ele, buscava apenas resguardar o artigo 53 da Constituição, garantindo a inviolabilidade civil e penal de deputados e senadores.

Deputado Júlio Arcorverde criticou a narrativa criada pela imprensa nacional sobre a PEC da Blindagem.  - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Deputado Júlio Arcorverde criticou a narrativa criada pela imprensa nacional sobre a PEC da Blindagem.

“Não existe PEC da Blindagem, essa é a narrativa da imprensa nacional, o que apenas a gente fez foi remeter ao artigo 53 da Constituição de 88. Então eu acredito que as pessoas têm que ler mais, estudar mais, para começar a dar opinião e não fazer narrativas vazias, principalmente da imprensa nacional”, disse.

A PEC da Blindagem foi derrubada nesta quarta-feira (24) no Senado. A proposta foi rejeitada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, arquivada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

Derrubada do veto

Sobre o veto do presidente Lula na proposta que aumenta o número de deputados de 513 para 531, Júlio Arcoverde demonstrou confiança na possibilidade de reversão. Ele disse estar articulando junto ao presidente da Câmara, Hugo Motta, para que a votação ocorra até a próxima terça-feira (30), já que o prazo limite é 2 de outubro

“Enquanto tem vida, tem esperança, porque foi uma coisa indecente que o presidente Lula fez, com a covardia que o presidente Lula fez, principalmente com a região Nordeste, essa região que sempre foi muito fiel ao presidente, que deu várias vitórias ao presidente, e ele acabou, numa canetada, a representação política do Nordeste.”


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.