Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após missão na China, Rafael Fonteles deve cumprir agenda na Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes

O chefe do Executivo estadual deve cumprir agendas oficiais em países da Ásia e do Oriente Médio ao longo do mês de maio.

07/05/2025 às 09h14

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) leu, durante sessão plenária nessa terça-feira (6), a mensagem do Governo do Estado solicitando autorização para uma nova viagem internacional do governador Rafael Fonteles. O chefe do Executivo estadual deve cumprir agendas oficiais em países da Ásia e do Oriente Médio ao longo do mês de maio. A autorização legislativa deve ser votada e aprovada já nesta quarta-feira (7).

Após missão na China, Rafael Fonteles deve cumprir agenda na Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes - (Divulgação / CCOM) Divulgação / CCOM
Após missão na China, Rafael Fonteles deve cumprir agenda na Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes

Rafael Fonteles integrará, inicialmente, a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita à China, com embarque previsto para o próximo sábado (10). O governador permanecerá no país até o dia 14 de maio. Durante a missão, ele participará de reuniões voltadas à atração de novos investimentos para o Brasil e, em especial, para o estado do Piauí.

Em entrevista ao PortalODia.com, o governador comentou sobre a viagem.

“Devo partir no sábado com a comitiva do presidente Lula, ele já está na Rússia, vai da Rússia para China, uma outra comitiva vai sair de Brasília no sábado e já volta na quarta-feira. Uma viagem curta, mas representando o Consórcio Nordeste, inclusive os acordos que vão ser celebrados entre China e Brasil de investimentos, alguns dos quais têm a ver inclusive com o Piauí. Então, vamos esperar a assinatura do presidente para a gente anunciar investimentos na área de energia no estado do Piauí”, explicou.

Após o retorno da China, o governador deverá embarcar em uma nova missão internacional entre os dias 23 e 31 de maio, com compromissos administrativos na Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos.

Rafael Fonteles participará de reuniões estratégicas em nome do Consórcio Nordeste, entidade que preside atualmente. O consórcio reúne os nove estados da região e atua na articulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional, geração de emprego e atração de investimentos nacionais e estrangeiros.

A expectativa é que o plenário da Alepi aprove ainda nesta quarta-feira (7) a autorização para as viagens internacionais, permitindo que o governador se ausente do estado para cumprir as agendas oficiais.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.