Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

Sobre as metas à frente da nova pasta, o secretário afirmou que a prioridade será dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipe do antecessor.

02/02/2026 às 11h38

O recém-empossado secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, rebateu as críticas relacionadas à sua nomeação para a pasta, especialmente os questionamentos sobre não possuir formação específica na área da segurança. As declarações foram concedidas ao O Dia nesta segunda-feira (2).

Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí - (Arquivo Secom) Arquivo Secom
Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

Antônio Luiz ocupava, até janeiro, o cargo de secretário estadual de Saúde, função que exerceu desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles (PT). Ele assumiu a Secretaria de Segurança Pública após a saída de Chico Lucas, que passou a ocupar o cargo de secretário nacional de Segurança Pública, no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Questionado sobre as críticas por não ter trajetória na área de segurança pública, o secretário destacou que a função exige, sobretudo, capacidade de gestão. Segundo ele, o papel do gestor é garantir o planejamento e a correta alocação de recursos humanos, materiais e financeiros para que os profissionais técnicos possam executar suas atividades de forma eficiente.

“As pessoas às vezes gostam de que pessoas que têm uma função ligada à área que assumam as funções de gestão. Só que o cargo de gestão é outro tipo de função. A função do gestor é alocar recursos, é saber colocar recurso material, trabalhar com recursos das pessoas e o financeiro. Isso a parte de gestão que é saber fazer alocação de recursos no tempo certo para que as pessoas que são habilitadas para a função, que são os técnicos que são os especialistas consigam fazer o seu trabalho de maneira tranquila sem percalços, sem problemas no planejamento, na logística dos recursos”, afirmou.

Antônio Luiz ressaltou ainda que possui mais de 35 anos de experiência em cargos de gestão, tanto na administração pública quanto na iniciativa privada.

“Então, essa parte de gestão, eu já tenho mais de 35 anos em gestão, tanto no Estado como na fazenda, como na saúde. Também fui gestor de escolas privadas quando eu era mais novo. Então essa parte de gestão, de gerenciar pessoas, processo, isso eu aprendi muito e estou agora levando a contribuição nossa para a segurança”, relatou.

Sobre as metas à frente da nova pasta, o secretário afirmou que a prioridade será dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipe do antecessor.

“As metas são de manter o que está sendo feito pela equipe que o Chico Lucas montou na segurança, manter a integração entre as forças policiais, a Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, integrado com o Judiciário, o Ministério Público, também com a Polícia Rodoviária Federal e também a PF. Então, são forças que têm que trabalhar unidas para que a gente consiga realmente reduzir mais ainda os indicadores que o Chico Lucas conseguiu reduzir relativamente à criminalidade no Piauí. Então, a função nossa é fazer com que tudo que foi feito pelo Chico Lucas seja mais acelerado ainda, que a gente consiga reduzir cada vez mais a criminalidade no Piauí”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.