Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda

Ao menos dez estados já não exigem o teste da baliza na prova prática

02/02/2026 às 13h50

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) estuda a possibilidade de retirar a baliza como etapa eliminatória da prova prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão foi motivada após a divulgação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, lançado neste domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda - (Divulgação/Governo do Piauí) Divulgação/Governo do Piauí
Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda

O documento redefine critérios e procedimentos para a avaliação de condutores em todo o país e tem como objetivo tornar o exame mais alinhado à realidade do trânsito brasileiro. Entre as mudanças propostas está a priorização da condução em vias públicas, da leitura do tráfego, da tomada de decisões e da interação com outros veículos e pedestres, reduzindo diferenças regionais nos processos de avaliação.

Embora o tema tenha ganhado destaque recentemente, a retirada da baliza não é novidade para motorista no Brasil. Ao menos dez estados já não exigem o teste na prova prática. O Distrito Federal, por exemplo, deixou de aplicar a baliza em 2004. Já em Mato Grosso, a exigência começou a ser retirada em janeiro deste ano, de forma gradual, com conclusão prevista para o dia 10 de fevereiro.

No Piauí, o Detran informou que ainda não tomou uma decisão definitiva sobre a aplicação das novas diretrizes. O órgão afirma que o conteúdo do manual está sendo analisado pela equipe técnica antes de qualquer mudança nos exames práticos.

“O conteúdo será analisado de forma criteriosa pela equipe técnica do órgão. Após a conclusão dessa avaliação, o Detran-PI se manifestará oficialmente, na próxima quarta-feira (4), sobre eventuais mudanças decorrentes das novas diretrizes”, informou o órgão.

O manual estabelece diretrizes nacionais para o exame prático de direção, que devem ser aplicadas de forma padronizada pelos Detrans estaduais. A proposta é tornar a avaliação mais fiel às situações reais enfrentadas pelos condutores no dia a dia e reforçar critérios diretamente relacionados à segurança viária.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral