Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alepi propõe título de Cidadania Piauiense para a ministra Cármen Lúcia

Proposta apresentada pelo deputado João Mádison (MDB) reconhece a trajetória da ministra do STF e deve ser votada em plenário nos próximos dias.

07/10/2025 às 15h43

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, será homenageada com o Título de Cidadania Piauiense, conforme projeto apresentado pelo deputado João Mádison (MDB) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A proposta já foi aprovada nesta terça-feira (07) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve seguir para votação em plenário.

Ministra pode receber título de cidadania piauiense.  - (Antonio Cruz/Arquivo Agência Brasil) Antonio Cruz/Arquivo Agência Brasil
Ministra pode receber título de cidadania piauiense.

De acordo com o parlamentar, o título será entregue durante uma visita da ministra ao Piauí, quando ela participará de um seminário. João Mádison destacou que a homenagem reconhece o protagonismo feminino no Poder Judiciário e a trajetória da magistrada como exemplo de ética e compromisso com a Justiça.

João Madison acredita que a ministra tem muitos serviços prestados ao Piauí e o Brasil.  - (Arquivo/ O DIA) Arquivo/ O DIA
João Madison acredita que a ministra tem muitos serviços prestados ao Piauí e o Brasil.

“Mostra a capacidade das mulheres, cada vez mais as mulheres estão tomando espaço e a ministra vem aqui fazer um seminário, uma palestra, e eu acho que era o momento de nós homenagearmos. Então eu acho que é importante esse título de cidadão a ela, que está sendo aprovado na Comissão de Constituição e Justiça”, afirmou.

O deputado também ressaltou que a honraria não se limita aos serviços prestados diretamente ao Piauí, mas ao legado nacional da ministra, reconhecida por sua atuação firme e independente no Supremo e que a magistrada possui serviços prestados não só ao Piauí.

De acordo com João Mádison, a ministra é autora de diversas obras jurídicas e referência na defesa da igualdade e da ética republicana, que sua trajetória de pioneirismo, dedicação e serviço público inspira juristas, magistrados, advogados e cidadãos em todo o país, que a honraria é um reconhecimento do povo piauiense.

Além da ministra, outros dois nomes do governo federal também devem receber honrarias da Alepi: os ministros Camilo Santana (Educação) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento). As propostas são de autoria dos deputados Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) e Vanessa Tapety (MDB), respectivamente.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.