Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

75 anos do Jornal O Dia: O guardião da memória piauiense

Criado em um período em que a imprensa local era fortemente marcada por vínculos partidários, o Jornal O Dia surgiu com a proposta de se afirmar como um jornal imparcial, noticioso e político.

01/02/2026 às 08h25

Consolidado como o único jornal impresso ainda em circulação no Piauí e como um dos principais registros da história recente do estado, o Jornal O Dia completa 75 anos em fevereiro de 2026. Fundado em 1951, o veículo atravessou sete décadas e meia acompanhando mudanças políticas, sociais, culturais e tecnológicas, mantendo-se ativo em meio a crises econômicas, transformações no consumo de informação e ao avanço acelerado do ambiente digital.

Leia a edição especial dos 75 anos aqui

75 anos do Jornal O Dia: O guardião da memória piauiense - (O DIA) O DIA
75 anos do Jornal O Dia: O guardião da memória piauiense

Para marcar a data, o Sistema O Dia lança uma campanha comemorativa que se estenderá ao longo de todo o ano, com projetos especiais voltados à sociedade piauiense, a pesquisadores e, principalmente, aos fiéis leitores que ajudam a formar a história do Jornal ao longo dos últimos 75 anos.

Criado em um período em que a imprensa local era fortemente marcada por vínculos partidários, o Jornal O Dia surgiu com a proposta de se afirmar como um jornal imparcial, noticioso e político. Ao longo do tempo, tornou-se parte do cotidiano do estado, registrando governos, eleições, crises, conquistas sociais, avanços urbanos e mudanças no comportamento da população.

“O acervo do Jornal O Dia possui fatos que nenhum outro veículo piauiense tem. São mais de sete décadas registradas em páginas, documentadas. O Piauí de 1950 não é o mesmo de hoje, e tudo isso está impresso aqui”, afirma a editora-chefe do veículo, Ithyara Borges.

Com mais de 21 mil edições publicadas, o jornal acumulou um patrimônio documental que hoje é fonte recorrente para pesquisadores e historiadores. A historiadora e professora de História do Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nilsângela Cardoso, destaca que o O Dia se tornou peça central para estudos sobre a imprensa local.

Segundo ela, a quantidade de edições preservadas e a continuidade do veículo permitem compreender não apenas fatos pontuais, mas também processos históricos. “O jornal acabou se tornando uma peça fundamental para a pesquisa, não só pela longevidade, mas porque acompanhou o processo de modernização da imprensa e da própria sociedade piauiense”, avalia a professora.

Da tipografia ao digital

Ao longo de sua trajetória, o Jornal O Dia passou por profundas transformações na forma de produzir notícia. Nas suas primeiras décadas, o processo era artesanal e contínuo, exigindo funcionamento praticamente ininterrupto. Ex-editor chefe do jornal, Robson Costa lembra que a produção envolvia apuração desde cedo, fechamento noturno, impressão em chapas e distribuição durante as madrugadas. “O jornal funcionava 24 horas por dia para poder chegar na casa das pessoas. Era um processo cansativo, mas muito prazeroso”, recorda ele.

Naquele período, as oportunidades no jornalismo eram limitadas, o que tornava a entrada em um veículo impresso um objetivo muito disputado. “Entrar num jornal desse era um sonho. A gente tinha um certo endeusamento daquele papel que desempenhava”, relata Robson Costa, ao destacar o senso de responsabilidade com a informação correta e com a confiança do leitor.

75 anos do Jornal O Dia: O guardião da memória piauiense - (O DIA) O DIA
75 anos do Jornal O Dia: O guardião da memória piauiense

Raimundo Filho, que iniciou a carreira como estagiário e chegou à editoria-chefe, também define o O Dia como uma escola. Ele lembra que começou a frequentar a redação ainda antes de ser contratado, enviando artigos na expectativa de ser notado. “Tudo o que aprendi foi no Jornal O Dia. É uma grande escola do jornalismo piauiense, por onde passaram grandes nomes”, afirma.

Raimundo acompanhou a transição tecnológica desde o período anterior à internet até a consolidação das plataformas digitais. Para ele, apesar da agilidade do ambiente online, o jornal impresso mantém um diferencial. “O impresso tem o tempo de trabalhar melhor a informação, ir além do fato imediato e oferecer contexto e desdobramentos”, observa.

Memória, credibilidade e futuro

A permanência do Jornal O Dia em circulação está associada, segundo especialistas e ex-editores, à credibilidade construída ao longo do tempo e à capacidade de adaptação. A professora Nilsângela Cardoso avalia que o jornal conseguiu manter uma lógica empresarial que dialoga com diferentes mídias e públicos, sem abandonar o impresso. “Manter o jornal físico é também manter um objeto de memória. Ele atende públicos distintos e preserva a história da imprensa do Piauí e do Brasil”, afirma.

Atualmente, o Sistema O Dia reúne jornal impresso, portal, rádio, TV e redes sociais. Para Ithyara Borges, a integração dessas plataformas representa uma nova etapa da empresa, sem romper com a tradição. “A chegada das demais mídias exigiu adaptação da rotina, mas o impresso manteve a base que sustentou tudo isso, que é a credibilidade. O compromisso com o leitor permanece o mesmo”, diz.

A campanha dos 75 anos será celebrada durante todo o ano de 2026, com início oficial em fevereiro. Estão previstos projetos especiais que envolvem memória, ações editoriais e iniciativas voltadas a pesquisadores e leitores. “É um presente para quem colaborou com o jornal até aqui e para a sociedade em geral. Além de celebrar os 75 anos, marca o início de uma nova era para a empresa”, afirma a editora-chefe.

Ao longo de sete décadas e meia, o Jornal O Dia registrou a virada de uma sociedade essencialmente analógica para um ambiente digital, refletindo em suas páginas as transformações do Piauí. Entre mudanças tecnológicas, desafios econômicos, novos governos e poderes, alterações em hábitos de consumo e a criação de novas gerações, o jornal segue como referência de informação no estado, conectando passado, presente e futuro em um só espaço, que guarda a memória piauiense.

75 anos do O DIA: O que marca o Piauí, fica impresso aqui. - (O DIA) O DIA
75 anos do O DIA: O que marca o Piauí, fica impresso aqui.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.