O Jornal O DIA, nesses 75 anos de existência, sempre primou pela fidelização de seus leitores, oferecendo-lhes conteúdos além da informação do dia a dia, ressaltando a importância do entretenimento aliado às notícias locais, do Brasil e do mundo, no sentido de que o leitor possa estar sintonizado com a informação, embasada na credibilidade e imparcialidade, bem como desfrutar de assuntos de interesse pessoal. Daí a importância dos cadernos específicos, que passam a ser um atrativo a mais para esse leitor que busca o jornal impresso para se fazer ciente do que está acontecendo na sua cidade e no mundo.
Leia a edição especial dos 75 anos aqui.
Os cadernos especiais de um jornal impresso servem, fundamentalmente, para aprofundar temas específicos, organizar o conteúdo e segmentar o público-alvo, oferecendo uma leitura mais detalhada e focada do que o noticiário geral diário. Eles funcionam como "jornais dentro do jornal", focados em nichos como cultura, economia, turismo, automóveis ou datas comemorativas.
O Jornal O DIA, durante décadas, proporcionou aos leitores cadernos que eram aguardados ansiosamente durante toda a semana. O Metrópole, por exemplo, durante anos se tornou o carro-chefe do jornal, aos domingos, em razão das matérias especiais que focalizavam personagens históricos, comportamento, moda e outros temas que entusiasmavam professores e estudantes. Muitos temas trabalhados no Metrópole foram alvo de estudo em faculdades e escolas públicas, notadamente quando o acesso à internet ainda era restrito a uma pequena camada da população.
O público infantil também foi contemplado com um caderno específico: o Curumim. Nesse espaço, as crianças eram protagonistas, ressaltando suas vivências, revelando seus sonhos, através de palavras e/ou fotos, e se encantando com as aventuras do indiozinho que deu nome ao caderno, o Curumim, em tirinhas do cartunista Jota A. Alguns jogos infantis também permeavam a publicação, as fotos com aniversariantes da semana era outra atração para a criançada que enviava cartinhas para concorrer a concursos temas voltados para a leitura e o aprendizado.
O universo cultural sempre foi uma preocupação de O DIA, principalmente no tocante ao fazer arte no Piauí. O caderno Torquato marcou época como o grande vetor de divulgação dos artistas piauienses, em suas vertentes diversas. O poeta Torquato Neto foi o inspirador dessa iniciativa que colocava em manchete um caldeirão cultural que contemplava a dança, música, cinema, crônicas e muitos mais.
Artistas consagrados e iniciantes eram destacados, ombro a ombro, igualmente abraçados pelo fato de estarem colorindo a vida com sua arte.
Além dos cadernos já citados, outros mais circularam pelas edições de O DIA, justamente para contemplar todos os públicos. Ao longo dos anos, esse material especial foi sendo aprimorado, se adequando às exigências do mercado. Afora os cadernos semanais, alguns temas mereceram páginas especiais e cadernos pontuais para a celebração de uma data marcante ou algum evento de interesse maior que exigisse esse tipo de publicação.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.