O deputado estadual Hélio Isaías (PT), presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), protocolou mais 16 projetos de lei ordinária para realizar a revisão da circunscrição territorial de municípios piauienses. A medida visa garantir que as cidades envolvidas não sejam prejudicadas quanto à área territorial, distribuição de receita ou índice populacional. Em março deste ano, nove cidades no interior também passaram pelo mesmo processo.
A medida, que é conduzida pela Comissão no Parlamento estadual, deverá ajustar povoados no âmbito de alguns municípios que deverão passar a ser geridos por cidades vizinhas. Com isso, é esperado que a nova redistribuição busque solucionar a disputa entre municípios sobre limites geográficos. Veja a relação de cidades no final da matéria.
LEIA TAMBÉM
Segundo as informações, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, acompanha o andamento da discussão, o que deverá ajustar algumas cidades quanto seus limites territoriais e definir um “novo mapa” em cidades piauienses que foram influenciadas pelo litígio.
Por conta do reordenamento, as cidades piauienses poderão também sofrer algumas mudanças quanto a distribuição de valores que auxiliam nos cofres públicos, como repasses provenientes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), bem como repasses federais, como, por exemplo, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Veja a lista da cidades:
- Água Branca
- Batalha
- Betânia do Piauí
- Colônia do Piauí
- Hugo Napoleão
- Jardim do Mulato
- Milton Brandão
- Nova Santa Rita
- Olho D’água do Piauí
- Santa Rosa do Piauí
- Santo Inácio do Piauí
- São João da Canabrava
- São João da Varjota
- São José do Piauí
- Simplício Mendes
- Sussuapara
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.