O Governo do Piauí sancionou recentemente leis que revisam e atualizam os limites territoriais de 13 cidades do estado. O objetivo é corrigir e ajustar as fronteiras entre esses municípios para garantir uma demarcação mais precisa e moderna.
Entre as cidades que passam por essas mudanças estão São Luís do Piauí, Capitão de Campos, Santo Antônio dos Milagres, e Monsenhor Gil, entre outras. A revisão territorial tem como foco atualizar as divisas entre os municípios, já que muitas dessas cidades foram criadas há várias décadas, e na época não havia a mesma tecnologia de mapeamento disponível atualmente. Como resultado, algumas demarcações de fronteira eram imprecisas.

Por exemplo, a cidade de São Luís do Piauí teve uma revisão nos seus limites com municípios vizinhos como Pimenteiras, Santo Antônio de Lisboa e São João da Canabrava, além de algumas transferências de pequenas localidades, como Escondido, que foi incorporada a São Luís do Piauí. Essas mudanças visam corrigir falhas no desenho territorial sem prejudicar o tamanho das áreas dos municípios.
A revisão foi realizada pela Comissão de Estudos Territoriais (CETE), que envolve diversos órgãos, como a Assembleia Legislativa do Piauí, o IBGE e as prefeituras das cidades afetadas. Segundo a comissão, esse processo de atualização começou há mais de 15 anos e, finalmente, está sendo concluído com a expectativa de que todas as mudanças sejam realizadas ainda este ano.
Esse tipo de ajuste tem como objetivo melhorar o planejamento e os serviços prestados aos cidadãos, uma vez que as informações sobre os limites territoriais são fundamentais para ações do governo, como a distribuição de recursos e a execução de obras públicas.
Veja a lista de cidades:
- São Luís do Piauí (Lei nº 8.616)
- Capitão de Campos (Lei nº 8.619)
- Santo Antônio dos Milagres (Lei nº 8.620)
- Monsenhor Gil (Lei nº 8.621)
- Santa Cruz do Piauí (Lei nº 8.622)
- Prata do Piauí (Lei nº 8.623)
- Paquetá (Lei nº 8.624)
- Wall Ferraz (Lei nº 8.625)
- Lagoa do Piauí (Lei nº 8.626)
- Morro do Chapéu do Piauí (Lei nº 8.627)
- São José do Divino (Lei nº 8.628)
- Arraial (Lei nº 8.629)
- Isaías Coelho (Lei nº 8.630)
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.