Imagens que registram o momento em que um paraquedista preso à asa de avião ficou suspenso no ar durante um salto em ‘Mission Beach’, no estado de Queensland, foi publicado pelo Departamento Australiano de Segurança nos Transportes (ATSB). O episódio que ocorreu em 20 de setembro, durante o evento ‘Big Ways at the Beach’, que reunia atletas experientes com o objetivo de formar grandes composições aéreas.
LEIA TAMBÉM
O salto fazia parte de uma atividade que envolvia 17 participantes que haviam decolado de Tully em uma aeronave Cessna Caravan operada pelo clube Far North Freefall. O plano inicial era realizar uma formação com 16 pessoas a partir de 4.572 metros de altitude, mas o incidente reorganizou toda a operação e gerou impactos no voo.
Segundo o relatório preliminar, o incidente começou no momento da saída do primeiro atleta. Assim que ele deixou a aeronave, a alça do paraquedas reserva ficou presa na aba da asa do avião. Em seguida, o equipamento abriu de forma acidental, projetando o atleta para fora e deixando o paraquedista preso à asa de avião, pendurado apenas pelas correias.
A câmera usada pelo próprio atleta e outra instalada na fuselagem registraram toda a ação, o que permitiu ao ATSB reconstruir a dinâmica do caso e compreender como a sequência de eventos ocorreu.
Enquanto tentava se soltar do ponto em que ficou enganchado, o movimento do equipamento acabou desequilibrando outro paraquedista que estava na porta da aeronave, fazendo com que ele caísse prematuramente. O atleta preso, por sua vez, percebeu que não conseguiria se libertar sem cortar parte das correias.
Enquanto tentava se soltar, um segundo paraquedista caiu da abertura da aeronave. Preso ao equipamento, ele usou uma faca de gancho para cortar parte das amarras, iniciando uma queda livre antes de abrir seu paraquedas principal. O atleta conseguiu aterrissar em segurança, sofrendo apenas ferimentos superficiais.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.