Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Húngaro László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

Krasznahorkai é autor de uma literatura marcada por ambientações rurais e pela reflexão existencial

09/10/2025 às 18h05

O Prêmio Nobel de Literatura de 2025 foi concedido ao romancista e roteirista húngaro László Krasznahorkai, reconhecido “por sua obra convincente e visionária que, em meio a um terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (9), em Estocolmo, pelo Comitê do Nobel.

Húngaro László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025 - (Divulgação/Comitê do Nobel) Divulgação/Comitê do Nobel
Húngaro László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

Nascido em 1954, na cidade de Gyula, no sudeste da Hungria, próxima à fronteira com a Romênia, Krasznahorkai é autor de uma literatura marcada por ambientações rurais e pela reflexão existencial. Seu romance de estreia, Satantango (1985), tornou-se um marco na literatura húngara e foi adaptado para o cinema em 1994, em uma colaboração com o diretor Béla Tarr.

A crítica literária americana Susan Sontag já havia descrito Krasznahorkai como o “mestre do apocalipse” da literatura contemporânea, após a leitura de seu segundo livro, Az ellenállás melankóliája (1989), publicado no Brasil como A Melancolia da Resistência (1998).

Autor de uma obra densa e filosófica, Krasznahorkai publicou ainda um quinteto de épicos e uma coletânea com 17 contos que exploram temas como a beleza e a criação artística. Suas viagens à China e ao Japão influenciaram profundamente seu estilo e visão de mundo.

No ano passado, o Nobel de Literatura foi concedido à escritora sul-coreana Han Kang. Desde 1901, o prêmio já foi atribuído a 118 autores, sendo 18 mulheres, e quatro prêmios foram divididos entre múltiplos laureados.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Ithyara Borges