Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carlo Acutis é canonizado no Vaticano e se torna primeiro santo da geração millennial

Jovem italiano morreu aos 15 anos e ganhou destaque ao evangelizar pela internet.

07/09/2025 às 09h41

Carlo Acutis, um adolescente italiano apaixonado por internet que morreu em 2006, aos 15 anos, foi canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV, tornando-se o primeiro ‘millennial’ a ser declarado santo. Durante missa solene, o papa pronunciou a fórmula latina que confirma a canonização de Carlo Acutis e também do estudante leigo Pier Giorgio Frassati (1901-1925), que foi recebida com fortes aplausos na Basílica de São Pedro.

A cerimônia, realizada ao ar livre, contou com a presença de milhares de fiéis de todo o mundo, sobretudo jovens devotos de Acutis, que transportavam santinhos com a imagem do adolescente.

Esteve também presente o presidente italiano, Sergio Mattarella, os pais e os dois irmãos de Carlo Acutis.

A mãe Antonia Salzano foi responsável por levar o relicário contendo um fragmento do coração do filho ao altar. São Carlos Acutis é o primeiro santo da chamada geração dos “millennial’ (nascidos entre 1981 e 1996).

Papa Francisco reconheceu milagre e hoje, "padroeiro da internet" foi canonizado - (Reprodução) Reprodução
Papa Francisco reconheceu milagre e hoje, "padroeiro da internet" foi canonizado

Ele morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006 — dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil —, vítima de leucemia. Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano, após a Igreja reconhecer seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande (MS).

Quem foi Carlo Acutis

Nascido em Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria. “Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística”, declarou a mãe, Antonia Acutis, à agência de notícias católica ACI.

Além da igreja, Carlo Acutis gostava de computadores e tinha um conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Agência Brasil