Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TCE julga procedente denúncia sobre falta de profissionais de apoio para alunos com deficiência em Campo Maior

Prefeitura contratou empresa terceirizada, mas Tribunal cobra concurso público e medidas efetivas para garantir inclusão escolar

26/06/2025 às 16h53

26/06/2025 às 16h53

Foi julgado pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) como procedente a denúncia apresentada por parlamentares de Campo Maior, de que há ausência de profissionais de apoio para alunos com deficiência na rede pública municipal.

Palácio das Carnaúbas, sede da Prefeitura Municipal de Campo Maior. - (Divulgação ) Divulgação
Palácio das Carnaúbas, sede da Prefeitura Municipal de Campo Maior.

Segundo a denúncia, apresentada pelos vereadores Francisco das Chagas Soares da Silva e Agapito José de Oliveira França, a Prefeitura de Campo Maior não tem garantido, de maneira contínua e efetiva, a participação desses profissionais, o que contraria a legislação que assegura uma educação inclusiva e igualitária.

Com a análise da defesa, foi recomendado que o município de Campo Maior realize um detalhado levantamento acerca da demanda de alunos e da necessidade de profissionais especializados para o apoio escolar. Após isso, deve ser feito o planejamento e, em seguida, efetivada a realização de concurso público.

Foi sugerido também que o município realize um processo seletivo simplificado para contratação temporária, com quantidade suficiente de profissionais para atender os alunos da rede pública que necessitem de suporte.

Na instrução do processo, a Prefeitura de Campo Maior informou que contratou uma empresa terceirizada para fornecer 100 profissionais de apoio escolar — entre eles, monitores especializados —, mas o TCE ressaltou que essa é uma medida temporária e que a realização de concurso público é necessária.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do TCE