Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Picos: chuvas intensas devem atingir o município a partir desta segunda (20)

Prefeitura do município emitiu um alerta de chuvas fortes entre os dias 20 e 22 de janeiro e pediu aos moradores que redobrem os cuidados durante estes dias.

19/01/2025 às 09h16

A Prefeitura de Picos emitiu um alerta aos moradores da cidade por conta da possibilidade de mais chuvas fortes atingirem o município a partir desta segunda-feira (20). De acordo com o alerta, as precipitações intensas podem cair sobre a região até a próxima quarta-feira (22). Por conta disso, a gestão municipal orientou redobrar os cuidados para evitar o risco de situações mais graves, como desabamentos ou risco à vida.

Cidade foi atingida por fortes chuvas durante o mês de janeiro. - (Divulgação/Prefeitura de Picos) Divulgação/Prefeitura de Picos
Cidade foi atingida por fortes chuvas durante o mês de janeiro.

A prefeitura do município afirmou que já se mobiliza para atender possíveis vítimas. "Estamos mobilizados para oferecer suporte e direcionar as famílias aos alojamentos garantindo a segurança de todos", informou a prefeitura por meio das redes sociais. A situação começou a se agravar na cidade quando iniciaram as chuvas, em 29 de dezembro de 2024, e que registraram precipitação acumulada de 160 mm.

Confira o alerta:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

O cenário se agravou substancialmente na madrugada de 14 de janeiro de 2025, com um novo volume de 100 mm, caracterizando um evento climático extremo. O alto volume de precipitações, combinado com a intensidade das chuvas sobre a cidade e os afluentes do rio Guaribas, resultou em uma série de desastres naturais. 

Chuva em Picos deixou trabalhadores ilhados - (Reprodução) Reprodução
Chuva em Picos deixou trabalhadores ilhados

Por conta disso, o governador em exercício do Piauí, Themístocles de Sampaio Pereira Filho, assinou nesta quinta-feira (16) o Decreto nº 23.531, que declara estado de calamidade pública no município de Picos. O decreto considera que as fortes chuvas em Picos configuram um desastre de Nível III (grande intensidade), conforme a Portaria 260/2022 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Esse nível reflete a gravidade e a extensão dos danos causados pelas chuvas torrenciais.

Diante da calamidade, o decreto autoriza a adoção de medidas administrativas excepcionais para socorrer as famílias afetadas e mitigar os danos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.