O prefeito de Castelo do Piauí, Júnior Abreu (PT), em entrevista ao Sistema O Dia, comentou sobre o processo de transformação da educação básica no município, em que diz que sofreu com medidas impopulares no início de sua gestão para a implementação das escolas de tempo integral na cidade, mas que hoje se mostrou um grande sucesso, em que todas as escolas são nesta categoria.
De acordo com o prefeito, tanto na zona urbana quanto na rural, todas as escolas integram o sistema de ensino integral, mas no início as unidades não possuíam estrutura, o que demandou uma reformulação e readequação para melhor receber os alunos.
“Nós tínhamos certeza que aquilo era o que era correto para a educação de Castelo do Piauí, e hoje nós estamos colhendo fruto, fizemos a reforma de todas as escolas de zona rural, falta apenas uma localidade que nós vamos iniciar agora, mas estamos entregando durante esse mês de setembro todas as escolas de zona rural nós reformamos e ampliamos e equipamos”.
LEIA TAMBÉM
Júnior Abreu informou que, para uma escola ser de tempo integral, ela precisa ter uma carga horária de 35 horas semanais. Em Castelo, os alunos assistem aulas em dois turnos de segunda a quarta, e na quinta e sexta apenas em um, mas já há pedido da população para que seja durante toda a semana.
“Hoje os alunos e as mães nos pedem que a gente coloque também na quinta e na sexta. Para você ter ideia do sucesso. Lá no início houve um desgaste à medida impopular que era eu ter que nuclear as escolas, fechar uma onde tem pouca aluno, escolas muito seriadas, nós tínhamos sala de aula com mais de uma série dentro de uma sala só”, disse o gestor.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.