Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio em São José do Peixe já matou animais e atingiu área residencial

Fogo durou cinco dias, com labaredas que chegavam a sete metros de altura.

16/11/2025 às 18h16

O incêndio de grandes proporções que atinge a região de São José do Peixe, no Centro-Sul do Piauí, já deixou um rastro de destruição. Animais silvestres morreram queimados e parte da vegetação nativa foi destruída pelas chamas. Neste sábado (15), o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o fogo com o apoio da Força Integrada de Segurança Pública e brigadistas da região.

Incêndio em São José do Peixe já matou animais e atingiu área residencial - (Divulgação/Corpo de Bombeiros do Piauí) Divulgação/Corpo de Bombeiros do Piauí
Incêndio em São José do Peixe já matou animais e atingiu área residencial

O incêndio durou cinco dias e as labaredas chegaram a sete metros de altura, atingindo inclusive áreas residenciais. Neste domingo (16), o foco principal do fogo foi controlado, não restando mais riscos à população. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública.

Apesar de a situação estar sob controle, as equipes permanecem na região, monitorando. E mesmo tendo atingido áreas residenciais, o fogo não deixou feridos nem vítimas fatais.

Incêndio em São José do Peixe já matou animais e atingiu área residencial - (Divulgação/Corpo de Bombeiros do Piauí) Divulgação/Corpo de Bombeiros do Piauí
Incêndio em São José do Peixe já matou animais e atingiu área residencial

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) afirmou, ainda neste domingo (16) que enviou cilindros de oxigênio, além de medicamentos e insumos, para a região, como forma de fortalecer o atendimento a pacientes que possam apresentar quadros graves de sapúde por conta da fumaça. Pacientes poderão ser transferidos para unidades de saúde de maior suporte. Confira a nota da Sesapi abaixo:

NOTA À IMPRENSA

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está prestando apoio emergencial à Secretaria Municipal de Saúde de São José do Peixe, diante da situação crítica provocada pelas queimadas que atingem a região.

A Sesapi enviou medicamentos e insumos para reforçar o atendimento à população local, além de cilindros de oxigênio para auxiliar pacientes que possam apresentar quadros respiratórios agravados pela fumaça.

A Regulação Estadual também está em alerta, preparada para realizar, caso necessário, transferências inter-hospitalares de pacientes para unidades de maior suporte, garantindo assistência rápida e segura. O Governo do Estado segue acompanhando a situação e prestando todo o suporte necessário ao município.

Previsão para a região é de chuva nos próximos dias

Localizado na região Sul do Piauí, o município de São José do Peixe faz parte da zona que deve ter chuvas mais regulares a partir do próximo dia 20. A previsão aponta que o Sul e Sudeste piauiense começarão a ter mais frequência e regularidade nas precipitações por conta da chegada da Zona de Convergência Intertropical no Estado, o que abre um canal de umidade.

A chuva, segundo os especialistas, vai começar a amenizar o cenário de seca, propício à ocorrência de queimadas, e pode inclusive ajudar as forças de salvamento no combate aos focos de incêndio, principalmente na mata.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.