Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Homem morre após tentar atacar policiais com facão em Parnaíba

Momentos antes, o suspeito já havia sido visto nas proximidades ameaçando populares com a mesma arma branca

17/10/2025 às 13h55

Um homem identificado como Antônio Lira Brito morreu na manhã desta sexta-feira (17) após tentar atacar policiais civis em Parnaíba, no litoral do Piauí. Ele portava um facão e uma pedra no momento da abordagem e desobedeceu às ordens dos agentes para soltar os objetos.

Homem morre após tentar atacar policiais com facão em Parnaíba - (Reprodução) Reprodução
Homem morre após tentar atacar policiais com facão em Parnaíba

De acordo com o delegado regional de Parnaíba, Abimael Silva, Antônio havia procurado o Complexo de Polícia Civil da cidade e abordado um policial, exigindo a retirada de um boletim de ocorrência registrado contra ele. O homem estava armado com um facão e chegou a ameaçar o policial.

“Ele de bicicleta abordou um policial civil na frente do complexo, exigindo que o boletim fosse retirado. O policial fez menção de sacar a arma, e ele desistiu, mandando o policial atirar nele. Depois, saiu em fuga”, relatou o delegado.

Momentos antes, o suspeito já havia sido visto nas proximidades de uma loja, no centro da cidade, ameaçando populares com a mesma arma branca. Diante da gravidade da situação, equipes das divisões de Homicídios e Tráfico iniciaram diligências para localizar o homem, que foi encontrado nas imediações da sede da Polícia Federal, no bairro São Benedito.

Durante a tentativa de abordagem, Antônio voltou a investir contra os policiais, armado com facão e uma pedra. A Polícia Civil informou que os agentes tentaram conter o homem utilizando balas de borracha, mas, mesmo ferido, ele continuou avançando contra os agentes. Diante da ameaça iminente, foi efetuado um disparo de munição letal, que o atingiu e provocou sua morte ainda no local.

O Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo, e a perícia criminal foi acionada para os levantamentos iniciais. Nenhum policial ficou ferido na ocorrência.

Em nota, a Polícia Civil do Piauí destacou que a ação foi realizada “dentro da legalidade e em estrito cumprimento do dever, visando garantir a segurança da população e a integridade dos servidores públicos”. A instituição também informou que está apurando a motivação do caso e identificando os familiares do homem.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral