A Polícia Civil do Piauí cumpriu, na última sexta-feira (20), um mandado de busca e apreensão contra um homem investigado por intolerância religiosa na cidade de Pedro II. O suspeito, identificado como R.O.B., é alvo de investigação pelos crimes de racismo religioso e incitação ao crime após publicar mensagens de ódio e ameaças direcionadas a praticantes de religiões de matriz africana nas redes sociais.
A ação foi motivada por denúncias feitas por movimentos de terreiros do estado, após a chegada da imagem de Iemanjá ao município, no dia 31 de maio. A instalação da imagem tem forte valor simbólico para os povos de terreiro da região e integra a programação cultural do Festival de Inverno de Pedro II, que acontece neste fim de semana.
Durante o cumprimento do mandado, a polícia apreendeu o celular usado pelo suspeito para fazer as postagens. O equipamento será periciado e pode servir como prova no processo, que tramitará na comarca de Pedro II.
A delegada Bruna Venera, da Diretoria de Proteção à Mulher e Grupos Vulneráveis, reforçou o compromisso da instituição com os direitos humanos. “Nenhuma violência será tolerada”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.