O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu na última quarta-feira (02) situação de emergência em 45 cidades brasileiras afetadas por desastres naturais. Entre elas está a cidade de Itaueira, no Piauí, que teve situação de emergência decretada por causa da estiagem.
A portaria com o decreto de emergência foi publicada no Diário Oficial da União e reconhece, também, situação de calamidade em municípios dos estados de Alagoas, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Santa Catarina.

A partir do decreto de emergência, a prefeitura de Itaueira, no Piauí, pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores solicitados. Com a aprovação, publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.
LEIA TAMBÉM
Além de Itaueira, outros 129 municípios do Piauí também estão em situação de emergência por conta da seca severa. Este decreto foi baixado ontem (04) pelo Governo do Estado, que destacou que as chuvas registradas até o momento não foram suficientes para restabelecer os principais reservatórios de água. Como consequência, há frequentes casos de exaustão em poços artesianos, além de colapso no abastecimento de água para consumo humano em comunidades rurais e urbanas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.