Após cerca de um ano e meio sem transporte público, a cidade de Timon voltou a ter ônibus circulando na manhã desta segunda-feira (31). Ao todo, 44 ônibus foram colocados em circulação pela Empresa Pública de Transporte Timonense (EPTT), incluindo rotas para Teresina. A oficialização do novo sistema ocorreu no último sábado (29), com a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Rafael Brito.

O valor da passagem será de R$ 5, com direito à meia passagem - no valor de R$2,50 para estudantes - e também gratuidade para alguns públicos. Serão 11 rotas que irão atender o público timonense, com viagens entre 5h40 da manhã e 21h40 da noite. A passagem pode ser paga em dinheiro ou em PIX. Confira as 11 rotas disponibilizadas neste início de operação:
ROTA 01 – Miguel Arraes - Av. Piauí – Ponte Velha
Terminal Creche Miguel Arraes
ROTA 02 – Miguel Arraes - Ponte Nova
Terminal Creche Miguel Arraes
ROTA 03 – Rua 100 - Res. Cocais – Ponte Velha
Terminal Lourival / Cocais
ROTA 04 – Rua 100 - Hospital – Ponte Nova
Terminal Lourival / Cocais
ROTA 05 – Pq. Alvorada - Emílio Falcão – Ponte Velha
Terminal Pq. Alvorada (Rua 21 x Av. 01)
ROTA 06 – Novo Tempo - Cj. Boa Vista – Ponte Velha
Terminal Novo Tempo
ROTA 07 – Novo Tempo - Cj. Boa Vista – Ponte Nova
Terminal Novo Tempo
ROTA 08 – Júlia Almeida - Av. Piauí – Ponte Velha
Terminal Bar do Merola
ROTA 09 – Júlia Almeida - Av. Piauí – Ponte Velha
Terminal Bar do Merola
ROTA 10 – Júlia Almeida - Pq. Alvorada – Nova
Terminal Bar do Merola
ROTA 11 – Shopping – Ponte Velha
Terminal Lourival Cocais
O prefeito Rafael Brito ressaltou a importância do transporte público para o desenvolvimento da cidade. "Uma cidade sem transporte é uma cidade sem vida. Este é, sem dúvida, um dos passos mais importantes da nossa gestão: devolver a dignidade ao povo de Timon", afirmou. A ampliação das rotas será uma das principais melhorias do novo sistema. Além das linhas tradicionais, os ônibus atenderão bairros mais distantes do centro da cidade, beneficiando toda a população. Os ônibus farão linha para pontos estratégicos de Teresina, permitindo que os passageiros se desloquem com facilidade entre as duas cidades.
A vice-prefeita, Socorro Waquim, parabenizou a iniciativa do prefeito e destacou o esforço em reestruturar a mobilidade urbana. "Hoje é um dia histórico para Timon. Com a EPTT, nossos cidadãos voltarão a se locomover com segurança e conforto", declarou. Os ônibus farão linha para pontos estratégicos de Teresina, integrando as duas cidades.
Timon estava sem transporte público desde o fim da Timon City
A empresa Timon City, que operava o transporte coletivo intermunicipal da cidade de Timon (MA), encerrou as atividades na cidade no fim do mês de novembro de 2023. Na época, a Prefeitura de Timon informou que um dos motivos dados pela empresa foi a falta de equilíbrio econômico e financeiro por causa da forte concorrência dos aplicativos e dos transportes clandestinos.
Para minimizar os problemas relacionados ao fim das atividades, o Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) divulgou um edital convocando motoristas para cadastrarem ônibus e vans para garantir a circulação de pessoas entre Timon e Teresina. Mas os veículos alternativos não foram suficientes para atender a demanda em Timon.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.