Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falta de água em municípios do Piauí é provocada por vandalismo e ligações clandestinas em adutora

O primeiro desvio foi detectado em 11 de novembro, quando equipes técnicas localizaram uma abertura irregular na adutora Marruá, que abastece diversas cidades da região do Semiárido

15/11/2025 às 12h56

O abastecimento de água em municípios do Piauí sofre interrupções devido vandalismo nas estruturas da adutora Marruá. A concessionária Águas do Piauí informou nesta sexta-feira (14) que identificou desvios clandestinos em pelo menos dois pontos da adutora, responsável por transportar água da Barragem de Patos do Piauí para cidades da região do Semiárido, incluindo Jacobina. 

Falta de água em municípios do Piauí é provocada por vandalismo e ligações clandestinas em adutora - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Falta de água em municípios do Piauí é provocada por vandalismo e ligações clandestinas em adutora

O primeiro desvio foi detectado em 11 de novembro, quando técnicos localizaram uma abertura irregular conectada diretamente à adutora, que foi imediatamente fechada. Três dias depois, na sexta-feira (14), um segundo ponto de desvio foi encontrado, direcionando água para uma propriedade rural particular, evidenciando a extensão das intervenções não autorizadas que comprometem a distribuição regular do recurso hídrico.

Essas intervenções comprometem a eficiência do sistema de abastecimento, afetando a pressão e o volume de água destinado aos municípios. O gerente executivo da regional Semiárido em São Raimundo Nonato, Aldo Benevides, destacou o impacto dessas ações.

"Intervenções não autorizadas comprometem a eficiência da adutora, reduzindo a pressão e o volume de água destinados à cidade. Essa prática provoca oscilações no abastecimento, diminuição da vazão e prejuízos diretos à população atendida, além de danificar a infraestrutura de transporte de água", informou.

A Águas do Piauí ressalta ainda que o desvio clandestino de água configura crime, conforme o Código Penal Brasileiro. Além das implicações legais, essas ações colocam em risco a segurança hídrica do município e sobrecarregam todo o sistema de abastecimento.

A concessionária segue monitorando a adutora e reforça a importância de que qualquer irregularidade seja denunciada por meio dos canais oficiais de atendimento.

Segundo o gerente executivo da Regional Semiárido em Picos, Lucas Marques, a concessionária identificou também, atos de vandalismo e depredação no principal poço que alimenta a rede de abastecimento do município de São João da Canabrava.

“Foi detectado um desarme proposital no sistema elétrico dos poços, levando à queima da bomba e, consequentemente, prejudicando o fornecimento de água para toda a cidade. As equipes também identificaram o arrombamento das portas e dos cadeados dos abrigos de eletricidade dos reservatórios. Análises estão sendo executadas para a correção e substituição dos equipamentos afetados e retorno gradual do abastecimento", explicou


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral