Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

EUA reduzem tarifas para café, carne bovina, frutas e outros produtos exportados pelo Brasil

A decisão retira a tarifa de 10% aplicada ao Brasil em abril

15/11/2025 às 09h15

Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira (14), por meio de um decreto do presidente Donald Trump, a redução de tarifas aplicadas em produtos agrícolas importados, que estão em vigor desde abril. De acordo com a publicação, café, suco de frutas e carne bovina estão entre as isenções tarifárias americanas.

EUA reduzem tarifas para café, carne bovina, frutas e outros produtos exportados pelo Brasil - (Marcello Casal jr/Agência Brasil) Marcello Casal jr/Agência Brasil
EUA reduzem tarifas para café, carne bovina, frutas e outros produtos exportados pelo Brasil

De acordo com nota da Casa Branca, o decreto isenta produtos como café e chá, frutas tropicais, cacau, especiarias, bananas, laranjas, tomates e carne bovina, além de fertilizantes específicos. Alguns desses fertilizantes, segundo o governo, nunca estiveram incluídos nas tarifas recíprocas.

O decreto modifica o escopo das tarifas anunciadas por Trump em 2 de abril deste ano. Na ocasião, o presidente determinou um tarifaço global que incluiu a aplicação de 10% sobre produtos brasileiros, 20% sobre itens da União Europeia, 34% sobre mercadorias chinesas e 46% sobre produtos do Vietnã. A Casa Branca, porém, ainda não detalhou o percentual exato da redução aplicada agora.

Repercussões

O Brasil pode ser beneficiado com a redução das tarifas. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que ainda está analisando a Ordem Executiva assinada por Trump. 

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) explicou que ainda busca compreender se a decisão se refere apenas à tarifa-base de 10%, à tarifa adicional de 40%, anunciada posteriormente, ou se altera ambas as cobranças. "O Cecafé está em contato com seus pares americanos, neste momento, para analisar, cuidadosamente, a situação e termos noção do real cenário que se apresenta", diz o comunicado.

Já a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) considerou positiva a decisão do governo norte-americano de reduzir as tarifas aplicadas à carne bovina brasileira.

"A medida reforça a confiança no diálogo técnico entre os dois países e reconhece a importância da carne do Brasil, marcada pela qualidade, pela regularidade e pela contribuição para a segurança alimentar mundial", informou. 

Com informações da Agência Brasil.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral