O Ministério Público do Ceará confirmou que investiga os comunicados emitidos pelo Comando Vermelho proibindo brigas entre torcedores do Ceará e Fortaleza. A facção criminosa notificou os líderes de torcidas organizadas após o primeiro Clássico-Rei de 2026 resultar na captura de 350 pessoas.
Antes do clássico, realizado no último domingo (8), brigas generalizadas ocorreram em diversos pontos da capital cearense. Até mesmo adolescentes foram detidos por envolvimento nos confrontos.
Após os embates, o Comando Vermelho emitiu comunicados como "briga de torcida está totalmente 'brecado' dentro do Estado, já que não sabem curtir sem trazer problemas para a organização", diz uma das mensagens.
Ainda na mensagem, a facção criminosa afirma que o salve é dirigido a "todos os líderes", solicitando ainda que "comuniquem seus componentes e andem em cima da linha, pois quem desacreditar, será severamente cobrado".
Após a circulação das mensagens, os presidentes da Torcida Organizada Cearamor (TOC) e da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) gravaram vídeos renunciando aos respectivos cargos.
O Ministério Público do Ceará afirmou que o caso está sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), mas não irá detalhar as ações no momento para não comprometer as apurações.
Foram registrados por testemunhas trocas de socos e chutes em vias públicas. Torcedores de ambas as equipes chegaram a utilizar pedras, paus, rojões, socos-ingleses e artefatos explosivos.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que apura todas as informações e que os setores de inteligência estão auxiliando os trabalhos policiais. A partida entre Ceará e Fortaleza terminou em 0 a 0.
LEIA TAMBÉM
- Corisabbá demite técnico Vanin após três jogos sem vencer no Piauiense 2026
- Vitória x Flamengo: veja onde assistir ao vivo, horário, e prováveis escalações do jogo pelo Brasileirão
- CBF detalha data e horário da partida entre Piauí e Betim pela Copa do Brasil
- Clubes do Piauí com bets podem perder receita com possível proibição; veja os afetados
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.