Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SBT cancela especial de Natal com Zezé Di Camargo após críticas políticas do cantor

O SBT divulgou uma carta aberta, assinada por Daniela Abravanel, que respondeu às críticas e defendeu seu projeto jornalístico, sem citar Zezé Di Camargo

16/12/2025 às 09h43

O SBT cancelou o Especial de Natal "É Amor", do cantor sertanejo Zezé di Camargo, que estava previsto para ir ao ar na quarta-feira (17). A decisão foi confirmada em meio a uma polêmica envolvendo o artista e a direção do canal, iniciada após manifestações públicas de Zezé Di Camargo nas redes sociais. O especial, que contava com participações de outros artistas, integrava a programação de fim de ano da emissora.

SBT cancela especial de Natal com Zezé Di Camargo após críticas políticas do cantor - ( Reprodução) Reprodução
SBT cancela especial de Natal com Zezé Di Camargo após críticas políticas do cantor

A controvérsia teve início na madrugada de segunda-feira, quando o cantor publicou um vídeo em seu perfil no Instagram pedindo que o SBT retirasse o especial do ar. Na gravação, Zezé demonstrou insatisfação com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na inauguração do canal SBT News, realizada na sexta-feira (12).

O cantor afirmou que a decisão de cancelar a exibição estava relacionada a divergências de posicionamento institucional. Segundo ele, a emissora teria adotado uma linha editorial com a qual não concorda, o que motivou o apelo público “Se vocês puderem fazer um favor pra mim, tirem meu especial do ar. Não quero participar disso”, disse.

No mesmo vídeo, Zezé Di Camargo ampliou o tom crítico ao comentar mudanças recentes no SBT. Ele associou essas decisões a uma suposta ruptura com os valores defendidos por Silvio Santos, fundador da emissora, ao declarar que observou uma condução institucional diferente da que conheci. “Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias. Juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento”, comentou.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Ainda no pronunciamento, Zezé afirmou que, em sua visão pessoal, valores familiares e respeito à história do fundador deveriam ser preservados. “Uma coisa que sempre disse na minha vida: filho que não honra pai e mãe, para mim não existe”, declarou, ao justificar sua decisão de se afastar do SBT, destacou o cantor.

De acordo com o artista, o incômodo surgiu após acompanhar a inauguração do SBT News e um evento institucional que reuniu representantes dos Três Poderes. Embora não tenha citado nomes diretamente, Zezé Di Camargo repudiou a emissora ao associar a nova condução da gestão familiar.

Carta aberta do SBT responde às críticas do cantor

Após a repercussão do vídeo, o SBT divulgou uma carta aberta assinada pela presidente da emissora, Daniela Abravanel Beyruti. No texto, sem citar diretamente o nome de Zezé Di Camargo, a direção do canal respondeu às críticas e defendeu o projeto jornalístico da empresa.

Na carta, Daniela expliocu que o lançamento do SBT News faz parte de um plano estratégico voltado à construção de um jornalismo confiável, plural e apartidário. Segundo ela, o novo canal segue princípios estabelecidos por Silvio Santos. “Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundadores”, afirirmou.

Na sequência do comunicado, a presidente do SBT destacou que a inauguração do SBT News buscou refletir a pluralidade institucional do País, reunindo representantes dos Três Poderes. Ela explicou que o objetivo do projeto é oferecer um jornalismo sem alinhamento partidário, ao declarar que a proposta é atuar “sem partido, sem lado”.

Daniela Abravanel também citou pesquisas recentes do Instituto Reuters que apontam o SBT como um dos veículos com maior índice de confiança no Brasil. Segundo ela, esse reconhecimento reforçou a decisão de investir em um canal voltado à apuração dos fatos, sem estímulo à polarização ou distorção de informações.

Diante da repercussão e do posicionamento público do artista, a cúpula do SBT decidiu não exibir Natal é Amor com a participação do Zezé Di Camargo, a emissora divulgará em breve a atração que ocupará o horário

"A Assessoria de Comunicação informa que, após avaliações internas, a cúpula do SBT decidiu por não exibir o Especial 'Natal é Amor com Zezé Di Camargo', programado para a próxima quarta-feira, às 23h", disse o SBT em nota.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.