O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificou que 99.012 trabalhadores com direito ao Abono Salarial ainda não sacaram o benefício. Ao todo, R$ 114,3 milhões seguem disponíveis para retirada até 29 de dezembro de 2025.
O valor se refere ao pagamento do abono do ano-base de 2023, que também incluiu a revisão de dados dos cinco anos anteriores. Neste ano, mais de 25,4 milhões de pessoas foram consideradas aptas a receber o benefício. Até o momento, cerca de 97% desse total (24,7 milhões de trabalhadores) já fizeram o saque, o que representa um montante pago de R$ 29,1 bilhões.
Servidores com pendências receberão em outubro
Neste mês, o governo começou a processar dados enviados fora do prazo pelas prefeituras, cujo período excepcional terminou em 20 de junho. Com isso, servidores públicos que tiveram o pagamento do abono atrasado devem receber o valor em 15 de outubro.
A partir de 5 de outubro, todos os trabalhadores poderão consultar se têm direito ao abono, além do valor e da instituição responsável pelo pagamento. A verificação pode ser feita por meio da Carteira de Trabalho Digital — disponível gratuitamente na App Store e Google Play — ou pelo Portal Gov.br.
Quem tem direito ao Abono Salarial
Têm direito ao benefício trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenham recebido até dois salários mínimos mensais em média durante o ano-base. É necessário ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no período de apuração.
Além disso, é exigido que os dados do trabalhador tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Formas de pagamento
O abono é pago pela Caixa Econômica Federal (para trabalhadores da iniciativa privada) ou pelo Banco do Brasil (para servidores públicos).
Na Caixa, o depósito é feito preferencialmente em conta corrente, poupança ou Conta Digital do banco. Também pode ser acessado pela poupança social digital, via aplicativo Caixa Tem. Para quem não possui conta, o saque pode ser feito em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento ou correspondentes Caixa Aqui.
Já no Banco do Brasil, o pagamento é preferencialmente feito por crédito em conta bancária. Também há opção de recebimento via TED ou PIX. Trabalhadores sem conta ou chave PIX podem sacar o benefício diretamente nas agências do banco.
Mais informações
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 158, nas Superintendências Regionais do Trabalho ou pelos canais de atendimento do MTE. O calendário completo de pagamento está disponível no site do governo federal.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.