Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia fecha laboratório clandestino de falsificação de bebidas no Distrito Federal

O caso ocorre em meio a um alerta nacional envolvendo bebidas alcoólicas adulteradas

04/10/2025 às 12h30

Durante uma ação na noite desta sexta-feira (3), policiais militares do Distrito Federal (PMDF) desmantelaram um laboratório clandestino de falsificação de bebidas alcoólicas na região do Sobradinho dos Melos. O local funcionava em uma chácara e contava com estrutura completa para a produção ilegal, incluindo maquinário, produtos químicos, rótulos, tampas e dezenas de garrafas vazias.

Polícia fecha laboratório clandestino de falsificação de bebidas no Distrito Federal - (Divulgação/PMDF) Divulgação/PMDF
Polícia fecha laboratório clandestino de falsificação de bebidas no Distrito Federal

De acordo com a PMDF, o laboratório tinha capacidade para realizar todas as etapas do processo de falsificação: da produção ao envase, rotulagem e embalagem das bebidas adulteradas. A operação resultou na apreensão de caixas com materiais usados na fraude, que seriam posteriormente distribuídos no comércio local.

A descoberta ocorreu durante a Operação 5º Mandamento, em que agentes da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar fiscalizavam bares nas regiões administrativas do Paranoá e Itapoã. Em uma das distribuidoras vistoriadas, uma nota fiscal levantou suspeitas ao apontar como origem da mercadoria o endereço da chácara onde o laboratório funcionava.

No local, os policiais encontraram um caseiro, que foi conduzido à 6ª Delegacia de Polícia. Em depoimento, ele afirmou que o proprietário do imóvel está no estado do Ceará. A ocorrência foi registrada como crime contra as relações de consumo.

Contexto nacional: intoxicações por metanol

O caso ocorre em meio a um alerta nacional envolvendo bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, 12 estados já notificaram 127 casos de suspeita de intoxicação por metanol, sendo 11 confirmados por exames laboratoriais. Ao menos cinco pessoas morreram em decorrência da ingestão de bebidas falsificadas.

O aumento atípico de intoxicações nas últimas semanas tem mobilizado autoridades sanitárias e forças de segurança em todo o país, que intensificaram as fiscalizações e investigações para identificar e desarticular pontos de produção ilegal.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Ithyara Borges