Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paraná está sob alerta de tempestade e vendaval atinge estado

De acordo com o órgão, são esperadas chuvas com volumes entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além da possibilidade de queda de granizo.

27/09/2024 às 08h22

27/09/2024 às 08h22

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade para todas as cidades do Paraná. De acordo com o órgão, são esperadas chuvas com volumes entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além da possibilidade de queda de granizo.

Paraná está sob alerta de tempestade e vendaval atinge estado - (Tania Rêgo / Agência Brasil) Tania Rêgo / Agência Brasil
Paraná está sob alerta de tempestade e vendaval atinge estado

O alerta também aponta para a ocorrência de ventos com intensidades entre 60 e 100 km/h. O nível do alerta laranja, segundo o Inmet, indica risco relevante. O instituto também adverte para a possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica uma situação de perigo. Isso significa que há previsão de fenômenos meteorológicos com intensidade moderada a forte, capazes de causar danos e representar risco à população. No caso de um alerta laranja, o Inmet prevê eventos como:

  • Chuvas intensas,
  • Ventos fortes,
  • Possibilidade de granizo,
  • Alagamentos,
  • Quedas de árvores,
  • Danos em plantações,
  • Interrupções no fornecimento de energia.

O objetivo do alerta é que a população tome precauções, como evitar áreas de risco, desligar equipamentos elétricos, e seguir recomendações para minimizar os impactos. O nível de severidade é considerado intermediário, abaixo apenas do alerta vermelho, que sinaliza situações de perigo extremo.

Vendaval e tempestade

Um vendaval é um fenômeno meteorológico caracterizado por ventos muito fortes, que podem atingir altas velocidades e causar danos. Esses ventos intensos geralmente acompanham tempestades ou mudanças bruscas no clima e podem provocar destruição de estruturas, quedas de árvores, destelhamento de casas e outros impactos em áreas urbanas e rurais.

Já uma tempestade é um fenômeno meteorológico que envolve uma combinação de condições atmosféricas severas, como chuvas intensas, ventos fortes, trovões, e, em alguns casos, raios, granizo e até neve. Elas ocorrem quando há uma instabilidade atmosférica significativa, resultando em correntes de ar ascendentes e descendentes que formam nuvens cumulonimbus.

Orientações do Inmet para a população durante o período de alerta:

  • Em caso de rajadas de vento, evitar abrigar-se sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
  • Desligar, sempre que possível, aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.