Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, morre aos 84 anos

Presidente da Legião da Boa Vontade desde 1979, Paiva Netto dedicou mais de seis décadas à expansão da instituição

07/10/2025 às 10h02

O escritor, jornalista e educador brasileiro José de Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), morreu nesta terça-feira (7), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. O escritor estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, onde morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, morre 84 anos - (Reprodução) Reprodução
Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, morre 84 anos

As homenagens ao líder da LBV estão previstas para esta quarta-feira (8), em São Paulo, em cerimônia aberta ao público. O local ainda será confirmado pela instituição. “Sua jornada luminosa prosseguirá agora no Mundo da Verdade, levando consigo suas Obras de Fé Realizante, singularizadas em uma existência dedicada ao Bem”, destacou a LBV em nota.

Nascido em 2 de março de 1941, no Rio de Janeiro, Paiva Netto dedicou mais de seis décadas à atuação na LBV, entidade fundada por Alziro Zarur, de quem foi sucessor a partir de 1979. Sob sua liderança, a instituição consolidou-se como um dos maiores movimentos humanitários do país, com presença internacional e foco em educação e assistência social.

À frente da Legião da Boa Vontade, Paiva Netto foi o responsável pela consolidação do lema “Educação e Cultura, Alimentação, Saúde e Trabalho com Espiritualidade Ecumênica”, que norteia as ações da entidade. Durante sua gestão, foram fundados o Templo da Boa Vontade (1989), em Brasília; o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica – ParlaMundi (1994); e o Fórum Mundial Espírito e Ciência (2000), que promove o diálogo entre ciência e espiritualidade.

Sua contribuição à educação é marcada pela criação da Pedagogia do Afeto, voltada a crianças, e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, destinada a jovens e adultos. Ambas as metodologias propõem a formação de indivíduos solidários, com base em valores éticos e espirituais.

Além da atuação religiosa e educacional, Paiva Netto teve carreira consolidada na comunicação. Jornalista e radialista, foi membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e criou veículos de mídia voltados à difusão de valores humanitários, como a Editora Elevação, a Gráfica da Boa Vontade, a Gravadora Som Puro e o Portal Boa Vontade.

Como escritor, publicou dezenas de obras sobre espiritualidade e valores ecumênicos, traduzidas para mais de 25 idiomas. Suas reflexões sobre o Evangelho e o Apocalipse de Jesus tornaram-se referência entre os leitores interessados em temas religiosos e filosóficos.

Ao longo dos 69 anos dedicados à instituição, Paiva Netto recebeu homenagens e reconhecimentos por seu trabalho voltado à promoção da solidariedade e da fraternidade. Seu legado permanece na estrutura e nas ações da Legião da Boa Vontade, que mantém projetos sociais e educacionais em diversas regiões do Brasil e no exterior.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.