Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nikolas Ferreira e Flávio Bolsonaro são denunciados após defenderem invasão americana no Brasil

A ação ocorre após os parlamentares defenderem, nas redes sociais, uma intervenção dos Estados Unidos no Brasil, em referência ao que teria ocorrido na Venezuela

05/01/2026 às 17h10

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou, nesta segunda-feira (5), uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A ação ocorre após os parlamentares defenderem, nas redes sociais, uma intervenção dos Estados Unidos no Brasil, em referência ao que teria ocorrido na Venezuela.

Nikolas Ferreira e Flávio Bolsonaro são denunciados após defenderem invasão americana no Brasil - (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e Andressa Anholete/Agência Senado) Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e Andressa Anholete/Agência Senado
Nikolas Ferreira e Flávio Bolsonaro são denunciados após defenderem invasão americana no Brasil

De acordo com a representação, os dois são acusados de apologia ao crime de golpe de Estado. As postagens foram publicadas no contexto da ofensiva militar dos Estados Unidos que resultou na prisão do ditador venezuelano Nicolás Maduro, capturado no último sábado (3), juntamente com a esposa.

No sábado pela manhã, após uma publicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudiando o ataque, Nikolas Ferreira compartilhou um vídeo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanhado da frase: “Te cuida, larápio”. Em seguida, o deputado publicou uma montagem em que o presidente Lula aparece sendo levado pelo Exército norte-americano.

Já o senador Flávio Bolsonaro publicou uma postagem afirmando que Lula seria delatado, segundo ele, por crimes como tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, apoio a terroristas e ditaduras, além de fraude eleitoral.

No documento enviado à PGR, Erika Hilton sustenta que as manifestações dos parlamentares não se enquadram no exercício regular da crítica política. Segundo a deputada, o conteúdo divulgado “extrapola o direito à livre manifestação do pensamento”.

Hilton também destaca que o discurso é reiterado e disseminado por meio de imagens digitalmente manipuladas, montagens e memes, o que, segundo ela, contribui para minimizar a percepção pública da gravidade das mensagens.

Nas redes sociais, a deputada comentou a iniciativa e afirmou que Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira, eleitos e empossados após juramento à Constituição, estariam sugerindo a invasão do país por uma potência estrangeira.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral