Cerca de 613 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foram vítimas de descontos indevidos no esquema de fraudes realizado por entidades associativas, ainda não fizeram a adesão ao acordo de ressarcimento.
Beneficiários que ainda não fizeram a adesão ao acordo, devem acessar o aplicativo Meu INSS ou se dirigir a uma agência dos Correios. O procedimento é gratuito e não exige o envio de documentos. Não é possível realizar a adesão por meio da Central 135.
Até a última segunda-feira (11), R$ 1,084 bilhão já haviam sido devolvidos. A expectativa é que até a próxima segunda-feira (18), 99% dos beneficiários aptos que já aderiram ao acordo, recebam os valores descontados indevidamente.
Podem aderir beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade em até 15 dias úteis, quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025 e beneficiários com processo na Justiça, desde que ainda não tenham recebido os valores.
Prazo para contestar
A contestação pode ser feita até 14 de novembro de 2025 , e a adesão continuará disponível mesmo após essa data.
Passo a passo para pedir o ressarcimento
Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”;
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.
Cuidado com golpes
O INSS informou que não envia links, SMS ou mensagens solicitando dados. Bem como não cobra taxas, nem solicita intermediários. Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: Aplicativo Meu INSS, pelo site gov.br/inss, pela Central 135 e pelas agências dos Correios.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.