Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lula relata problemas em avião da FAB no Pará

Segundo o presidente, a equipe precisou deixar o avião por precaução, diante do risco de incêndio.

03/10/2025 às 10h21

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou, nesta sexta-feira (3), que enfrentou um problema em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) durante deslocamento no Pará. O caso ocorreu antes de uma viagem à Ilha do Marajó, quando a aeronave apresentou falha no motor ainda em solo.

Lula relata problemas em avião da FAB no Pará - (Antonio Cruz/Agência Brasil) Antonio Cruz/Agência Brasil
Lula relata problemas em avião da FAB no Pará

Segundo o presidente, a equipe precisou deixar o avião por precaução, diante do risco de incêndio. Lula afirmou que a viagem seguiu em outra aeronave, do modelo Brasília. “Eu fui pegar o avião para ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião caça da Força Aérea Brasilieira (FAB). Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter dito um problema quando eu tivesse no ar. E teve quando eu estava em terra, nós tivemos que descer do avião com medo que o avião pegasse fogo. Fomos num avião Brasília. Eu fui de noite agradecer a Nossa Senhora de Nazaré", disse.

Em 1º de outubro de 2024, Lula embarcou na aeronave presidencial com destino ao México. Após a decolagem, o avião começou a apresentar problemas técnicos. A aeronave precisou sobrevoar o espaço aéreo mexicano por mais de cinco horas, a fim de gastar combustível para a realização de um pouso de emergência. O pouso foi realizado na Cidade do México, capital do país, e a comitiva com o presidente mudou de aeronave.

O petista descreveu a turbulência como "uma lição" para a aquisição de uma nova frota de veículos aéreos. "Vamos comprar um avião para o presidente da República, entendendo que a ignorância não pode prevalecer. Um avião para o presidente da República não é para o Lula, para o Fernando Henrique Cardoso, ou para (Jair) Bolsonaro. É um avião para instituição Presidência da República", disse o presidente em entrevista à rádio cearense O Povo/CBN.

COP30: se hotéis fossem estatais, imprensa diria que governo estava tendo prejuízo, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (02) que a imprensa brasileira questionaria a eficácia do governo e defenderia a privatização do setor hoteleiro de Belém (PA) caso os hotéis da cidade fossem públicos, e não privados. O petista garantiu que a COP30 será realizado na capital paraense e reclamou do "preconceito" interno e externo, mas disse que isso está "vencido".

"Se os hotéis fossem estatais, imaginemos que os hotéis fossem do governo federal. A gente ia sofrer pressão e ia deixar o preço bem baixinho. A imprensa que está dizendo hoje que os hotéis são caros, ia dizer que o governo não sabe administrar, que ele está tendo prejuízo e que era preciso privatizar os hotéis porque a indústria privada sabe administrar mais que o governo", disse o presidente.

Lula relacionou a COP30 com a Copa do Mundo de 2014 onde, segundo ele, o Brasil viveu a "maior campanha de preconceito". O presidente reclamou de reportagens que apontavam o mau uso de dinheiro público na construção dos estádios do torneio e dos xingamentos sofridos pela então presidente, Dilma Rousseff (PT), na abertura da competição.

O presidente declarou também que os governos federal e estadual vão garantir a estadia de países africanos na conferência internacional, além de dois navios que vão servir de instalações para os participantes da COP30, em alternativa aos hotéis. Reclamando sobre os questionamentos da mudança de sede por representantes estrangeiros, Lula disse que "o Brasil não deve nada a nenhum País e é soberano na tomada das suas decisões".

Lula participou da inauguração do Parque Linear da Nova Doca, uma das obras de revitalização de Belém visando a realização da COP que foram financiados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Por Estadão Conteúdo