Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lula oficializa novas regras para obtenção da CNH e custos devem reduzir em 80%

A medida provisória, que cria a CNH do Brasil, foi lançada nesta terça-feira (9), no Palácio do Planalto

09/12/2025 às 14h05

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta terça-feira (9) as novas regras para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), durante cerimônia de regulamentação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ao destacar o caráter social da medida, Lula afirmou que as mudanças não se limitam ao barateamento do processo, mas representam “o direito de serem cidadãos de primeira categoria”.

Lula oficializa novas regras para obtenção da CNH e custos devem reduzir em 80% - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
Lula oficializa novas regras para obtenção da CNH e custos devem reduzir em 80%

Segundo o presidente, o alto custo para tirar a carteira que, segundo ele, chegava a R$ 4 mil, impedia milhões de brasileiros de obter o documento. “O povo não tem emenda parlamentar. Para o povo, é o seguinte: ‘Se sobrar do salário, eu faço. Se não sobrar, não faço’. A competição é sempre essa: comer ou fazer o que tem que fazer. E a opção é sempre a mesma: comer. A opção correta”, afirmou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que a reformulação moderniza e simplifica o processo de habilitação e deve beneficiar até 100 milhões de brasileiros que já têm ou aguardam a oportunidade de tirar a CNH. Para ele, a expectativa em torno das novas regras já freou a procura pelas habilitações: “A demanda por formação de condutores no Brasil parou. Está todo mundo esperando hoje pelo barateamento da Carteira Nacional de Habilitação. Vai cair em até 80% nos estados brasileiros. É uma marca muito forte, muito importante”.

Principais mudanças

A resolução, aprovada por unanimidade no Contran, simplifica etapas, dispensa a obrigatoriedade de autoescola para o exame prático e reduz significativamente o custo do processo. O governo também lançou uma nova versão do aplicativo da CNH, que será central para o novo modelo.

Veja o que muda:

Abertura do processo

• Pode ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Aulas teóricas

• Conteúdo teórico gratuito e digital será disponibilizado pelo Ministério dos Transportes.

• Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

Aulas práticas

• Carga obrigatória cai de 20 horas para 2 horas.

• O candidato poderá escolher entre autoescolas, instrutores autônomos credenciados pelo Detran ou modelos personalizados de preparação.

• O uso de veículo próprio passa a ser permitido.

Provas

• Mesmo sem aulas obrigatórias, continuam exigidas as provas teórica e prática no Detran.

• Coleta biométrica e exame médico seguem presenciais.

Instrutores

• Instrutores autônomos serão credenciados e fiscalizados pelos Detrans, com critérios padronizados nacionalmente.

• Controle e identificação serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

Alto custo da CNH dificulta o acesso ao documento

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação e outros 30 milhões têm idade para obter o documento, mas não conseguem devido aos altos custos, que em alguns estados chegam a R$ 5 mil.

Com as novas regras, o governo espera ampliar significativamente o acesso ao documento e reduzir a informalidade na condução de veículos em todo o país.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral