O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (23) em Jacarta (Indonésia), que vai buscar o quarto mandato nas eleições de 2026. O petista afirmou ao presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, que ainda vai encontrá-lo "muitas vezes", sugerindo que permanecerá no poder além do ano que vem.
"Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia que tinha com 30 anos de idade. Pode ter certeza, vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas eu estou preparado para disputar outras eleições", disse Lula, durante declaração conjunta à imprensa ao lado de Subianto, no Palácio Merdeka.
O encontro entre os dois presidentes ocorreu em tom descontraído Subianto, que fez 74 anos na semana passada, convidou Lula, que completa 80 anos na segunda-feira, 27, para uma festa de aniversário conjunta na noite desta quinta-feira. A recepção em Jacarta deu início à visita de Estado de Lula à Indonésia, que segue até a sexta-feira, 24.
Presidente da Indonésia agradece apoio do Brasil à adesão do país ao Brics
O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, agradeceu nesta quinta-feira, 23, o apoio do Brasil à adesão do país ao Brics, durante declaração à imprensa ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Jacarta. Para Subianto, a entrada da Indonésia no bloco reflete a "relação estratégica e de confiança" entre os dois países.
O líder indonésio lembrou a visita ao Brasil que fez em julho e destacou que os encontros com Lula têm sido "intensos e produtivos". "Brasil e Indonésia são forças econômicas em crescimento e têm papel importante na construção de uma nova ordem internacional mais equilibrada", afirmou Subianto, que previu um crescimento de 25% no comércio entre os dois países em 2026.
O líder indonésio também elogiou o papel do Brasil no Mercosul e nas iniciativas de proteção às florestas tropicais. Lula iniciou nesta quinta-feira uma visita de Estado de dois dias ao país do sudeste asiático.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.