Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Liniker é indicada em três das principais categorias do Grammy Latino

A cantora concorre aos prêmios de Gravação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano; veja mais brasileiros que também concorrem à premiação.

17/09/2025 às 12h43

Os brasileiros tiveram presença marcante entre os indicados ao Grammy Latino 2025, anunciados pela Academia Latina das Artes e Ciências da Gravação nessa quarta-feira (17). Na lista, nomes de diferentes gêneros musicais foram reconhecidos, da MPB ao sertanejo, passando por música urbana, jazz, samba e mais. As indicações mostram a força e a diversidade da produção nacional no cenário latino. A cerimônia está marcada para acontecer no dia 13 de novembro, em Las Vegas (EUA).

Quem mais se destaca entre os brasileiros é a cantora Liniker. A paulista conquistou três indicações nas categorias gerais de maior prestígio: “Gravação do Ano”, “Canção do Ano” e “Álbum do Ano” com os trabalhos “Ao teu lado”, “Veludo Marrom” e “Caju”, respectivamente. Ela concorre com grandes nomes da música latina internacional como Bad Bunny, Karol G e Alejandro Sanz.

Liniker é indicada em três das principais categorias do Grammy Latino. - (Reprodução/X) Reprodução/X
Liniker é indicada em três das principais categorias do Grammy Latino.

Além de Liniker, outros artistas brasileiros também brilharam nas listas. As artistas Juliane Gamboa e Sued Nunes estão entre os indicados ao prêmio de “Melhor Artista Revelação”. Há indicações em categorias gerais como “Melhor Álbum de Música Urbana” (Papatinho com MPC – Música Popular Carioca), “Melhor Álbum Instrumental” (Yamandu Costa com Ida e Volta) e “Melhor Álbum Infantil” (Palavra Cantada com Cenas Infantis).

No campo das categorias em língua portuguesa, que valorizam estilos específicos do Brasil e de outros países que falam a língua, vários nomes foram lembrados. Liniker concorre também em “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” com Caju, e também disputam o mesmo prêmio Marina Sena, com Coisas Naturais; Julia Mestre, com Maravilhosamente Bem; Carol Biazin, com No Escuro, Quem É Você?; e Janeiro, com Fugacidade.

Em “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, aparecem Baianasystem, Djonga, Maria Beraldo, Tó Brandileone, Jadsa. No sertanejo, Ana Castela concorre com Let’s Go Rodeo, outro destaque brasileiro nessa categoria que tem forte tradição de público.

Também merecem atenção os grandes artistas Alcione e Milton Nascimento, indicados em “Melhor Álbum de Samba/Pagode” e "Melhor Canção em Língua Portuguesa", respectivamente. Além disso, foram indicados vários outros nomes em estilos que vão do samba tradicional ao pop afro-brasileiro, passando por música popular brasileira. As indicações reforçam como a música brasileira continua dialogando com tendências globais, sem perder sua identidade.

O cantor mais indicado em todas as categorias é Bad Bunny, que acumula 12 indicações. O seu aclamado álbum "Debí Tirar Más Fotos" rendeu indicação nas categorias Música do Ano, Gravação do Ano, Álbum do Ano, Melhor Canção de Raízes, Melhor Performance de Música Urbana/Fusion, Melhor Performance de Reggaeton, Melhor Álbum de Música Urbana, Melhor Música Urbana e Melhor Videoclipe de Curta Duração.

Cantor Bad Bunny. - (Reprodução/X) Reprodução/X
Cantor Bad Bunny.

A lista de brasileiros indicados já era aguardada com expectativa, e as confirmações indicam que o país mantém presença pujante no Grammy Latino, tanto nas categorias de língua portuguesa quanto nas gerais, disputando com artistas de todo o mundo hispânico e latino.

A partir de 1º de outubro, começa a votação final até a cerimônia, em novembro. Os brasileiros ficam na expectativa para descobrir quem serão os vencedores, mas as indicações por si só já marcam um momento de celebração para a música brasileira.

Rebeca Negreiros, especial para o Portal O Dia, com edição de Isabela Lopes.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.