Na noite de terça-feira (24), uma jovem de 26 anos foi baleada na cabeça durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Rodovia Washington Luís (BR-040), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. A vítima, identificada como Juliana Leite Rangel, viajava com a família para passar o Natal em Niterói, quando o veículo foi atingido por diversos disparos feitos pelos agentes da PRF.
O caso ocorreu por volta das 21h, quando a família estava viajando para a cidade de Itaipu, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Durante a abordagem, os agentes da PRF dispararam contra o carro, atingindo Juliana na cabeça. A jovem foi rapidamente encaminhada ao Hospital Municipal Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, onde passou por uma cirurgia de emergência e precisou ser entubada. "A paciente, foi atingida por arma de fogo no crânio, foi entubada e encaminhada diretamente para o centro cirúrgico, onde passou por procedimento, sem intercorrências. O quadro de saúde da vítima é gravíssimo”, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o relato do pai da jovem, Alexandre da Silva Rangel, ao ouvir a sirene da viatura policial, ele acionou a seta do veículo para sinalizar a intenção de encostar. Mas antes que pudesse completar a manobra, os agentes da PRF iniciaram os disparos contra o carro. Alexandre sofreu um tiro na mão esquerda e foi atendido no mesmo hospital. O laudo médico apontou que não houve fraturas, apenas um pequeno corte, e Alexandre recebeu alta na noite de terça-feira.
O carro da família e o veículo da PRF foram encaminhados para o pátio da delegacia federal em Nova Iguaçu, onde serão realizados os procedimentos de perícia. A PRF e a Polícia Federal foram acionadas para apurar os detalhes da ocorrência, e os depoimentos dos envolvidos estão sendo coletados. A investigação buscará esclarecer os motivos que levaram à ação policial e as circunstâncias que resultaram nos disparos.
Decreto
Nesta terça-feira, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou o decreto que regulamenta o uso da força durante operações policiais. Assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medida estabelece diretrizes para o uso gradativo de armas para evitar a violência policial em todo o país.
De acordo com o decreto, o uso de arma de fogo deve ser feito como medida de último recurso. Armas só poderão ser usadas quando outros recursos de “menor intensidade não forem suficientes para atingir os objetivos legais pretendidos”.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.