O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quinta-feira (21) a suspensão cautelar do contrato com a operadora financeira Crefisa, por repetidas reclamações de aposentados e pensionistas que recebem benefícios previdenciários por intermédio da empresa.
A suspensão se aplica aos novos pagamentos de benefícios. Segundo o órgão, a medida é "necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público até a conclusão definitiva dos processos de apuração".
As queixas mais frequentes realizadas na ouvidoria do INSS, plataforma Fala.BR e até mesmo à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a operadora financeira dificultava ou impedia o saque integral de valores recebidos e também coagia aposentados e pensionistas para a abertura de contas e venda casada de produtos.
Outras irregularidades incluem a falta de estrutura adequada nas agências bancárias: filas extensas, ausência de caixas eletrônicos (ATMs) e inadequação do espaço físico, portabilidades indevidas e não autorizadas, falta de um sistema de triagem e emissão de senhas e falta de informações claras e atendimento inadequado.
Em nota, o instituto informou que transparência e segurança são princípios irrenunciáveis na relação com os segurados. "O INSS não compactua com práticas que acarretem prejuízos ou desconfortos aos beneficiários, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social. A transparência e a segurança no atendimento são princípios irrenunciáveis na relação com os segurados. O Instituto reitera seu compromisso de fiscalizar e exigir que todas as instituições bancárias parceiras prestem serviço com a qualidade e o respeito que aposentados, pensionistas e demais beneficiários merecem", informou.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.