O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu nesta terça-feira (12), o contrato com o banco Agibank, instituição financeira responsável pelo pagamento da folha de benefícios do instituto.
Segundo o órgão, a medida foi adotada após a apuração de graves violações ao contrato de prestação de serviços. Entre as denúncias recebidas, foi apurado que após a instalação do app do banco no dispositivo do beneficiário, ao tentar realizar uma ligação para a central 135, o próprio app interceptava e redirecionava as chamadas, impedindo que informações sobre o benefício fossem acessadas.
Foi constatado também que a instituição financeira recusava injustificadamente à portabilidade de benefícios e de retenção indevida de valores.
LEIA TAMBÉM
- INSS suspende contrato com Agibank para pagamento de benefícios após denúncias
- Mais de 640 mil aposentados e pensionistas do Executivo Federal devem fazer Prova de Vida em 2025
- IBGE anuncia processo seletivo com 9.580 vagas em todo o Brasil; saiba mais
- Golpe do falso advogado causa prejuízo de mais de R$ 211 mil entre junho e julho no Piauí
Também foi verificado que beneficiários eram convocados a comparecer em agências físicas, sob o pretexto de tratar sobre descontos de entidades associativas e que iriam "receber seu dinheiro de volta".
O instituto afirmou que os beneficiários que tiveram o pedido de portabilidade negado, devem entrar em contato com a ouvidoria. "Caso desejem, os segurados que atualmente recebem seus benefícios pelo Agibank continuarão recebendo normalmente. Não é obrigatório tomar nenhuma providência imediata. Aqueles que tiveram o pedido de portabilidade recusado devem procurar a ouvidoria do INSS", destacou.
As condutas configuram uma infração grave, o que levou o INSS a suspender o contrato com o banco, pois a conduta adotada pela instituição financeira comprometeu a relação entre segurados e o instituto.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.