A federação entre o Solidariedade e o Partido da Renovação Democrática (PRD) foi formalizada nesta quarta-feira (25). Os partidos agora terão atuação conjunta nos estados e, mais especificamente, no Congresso Nacional. Com a nova composição, a federação conta com uma bancada de dez deputados federais, sendo cinco de cada partido.
Uma federação partidária é uma reunião de partidos que tem por objetivo fazer com que consigam vencer as cláusulas de barreira — que, na próxima legislatura, exigirá a eleição de pelo menos 13 deputados federais — além de permitir uma atuação unificada em um mesmo bloco por, no mínimo, quatro anos.
LEIA TAMBÉM
O evento de formalização da federação contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), que afirmou que a nova composição contribuirá para o fortalecimento do debate nacional.
“Ela terá muita responsabilidade para discutir o que queremos para o país, já vislumbrando as eleições para o ano que vem. E o momento é defender o que o Brasil precisa”, disse o presidente.
No Piauí, a federação deve ser presidida por João Vicente Claudino, nome indicado pelo presidente do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes. No entanto, a definição final depende ainda da posição do PRD e só deve ser formalizada após a oficialização da federação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.