Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falso médico é preso após 'visualizar' vesícula de paciente que já havia retirado o órgão

Outros pacientes relataram diagnósticos semelhantes e inconsistentes, além de laudos padronizados, levantando suspeitas sobre a atuação do suposto médico

12/01/2026 às 14h50

Um homem de 28 anos, identificado como Wellington Augusto Mazini Silva, foi preso em Cananéia, no litoral de São Paulo, após se passar por médico e realizar exames de ultrassom em uma unidade de saúde do município. A fraude foi descoberta depois que ele afirmou ter identificado a vesícula biliar de uma paciente que já havia retirado o órgão.

Falso médico é preso após 'visualizar' vesícula de paciente que já havia retirado o órgão - (Redes sociais e reprodução) Redes sociais e reprodução
Falso médico é preso após 'visualizar' vesícula de paciente que já havia retirado o órgão

O caso ocorreu no início de janeiro, quando a paciente, ao receber o resultado do exame, informou que já havia passado por cirurgia para retirada da vesícula. Mesmo assim, o então profissional insistiu no diagnóstico. Desconfiada, a mulher procurou a direção da Unidade Básica de Saúde (UBS), o que levou ao acionamento da Polícia Militar.

Durante a apuração, outros pacientes relataram diagnósticos semelhantes e inconsistentes, além de laudos padronizados, levantando suspeitas sobre a atuação do suposto médico. A polícia encontrou o homem ainda dentro da unidade, exercendo a função de forma irregular.

Na delegacia, o suspeito apresentou o CRM de outro profissional, um médico verdadeiro que atua na capital paulista. Questionado, ele acabou admitindo que não possui formação médica, afirmando ser apenas estudante do curso de Medicina. Também foram apreendidos equipamentos, receituários e documentos usados para dar aparência de legalidade aos atendimentos.

O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, estelionato e por colocar em risco a saúde de terceiros. Após audiência de custódia, a prisão foi convertida em preventiva, e ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Registro, no interior paulista.

Em nota, a Prefeitura de Cananéia informou que o falso médico atuou na UBS por apenas um dia e utilizou documentação fraudulenta para assumir a função. O município destacou que todos os pacientes atendidos nesse período estão sendo reconvocados para a realização de novos exames e que foi instaurada uma sindicância administrativa para apurar falhas no processo de contratação e evitar novos casos semelhantes.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral