Teve início nesta segunda-feira (17), o prazo para os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, solicitarem a reaplicação do exame.
O prazo segue até a próxima sexta-feira (21). Para solicitar, os candidatos devem acessar a Página do Participante, no site do Inep e realizar login por meio da plataforma Gov.br.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante deverá inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento, com a data que contemple o dia perdido de aplicação do Enem 2025.
"Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro", informou o comunicado.
Segundo o edital do Enem 2025, participantes afetados por algumas das seguintes doenças podem solicitar a reaplicação: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19.
Podem solicitar também participantes que foram prejudicados por desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural ou erro de execução de procedimento de aplicação.
As solicitações serão analisadas individualmente e somente a aprovação do documento enviado garante a participação na reaplicação.
Os candidatos que tiverem o pedido deferido, farão as novas provas nos dias 16 e 17 de dezembro. O inscrito fará a prova somente do dia em que sua participação foi inviabilizada no Enem.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.