Três anos após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, participou nesta quinta-feira (8) de uma cerimônia em Brasília em memória dos ataques às sedes dos Três Poderes. O evento, promovido pelo Governo Federal, reuniu autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário e foi marcado por discursos em defesa da democracia e críticas às tentativas de ruptura institucional.
Durante a solenidade, Wellington Dias destacou a necessidade de cooperação entre as instituições e a sociedade civil para a preservação da democracia. “Hoje, estamos aqui em defesa da democracia. Sob a liderança do presidente Lula, integrando todo o parlamento: executivo, legislativo e judiciário. Também contamos com o setor público, o setor privado, e as entidades organizadas da sociedade civil que são fundamentais na defesa da democracia”, destacou.
LEIA TAMBÉM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também discursou, classificando os atos de 2023 como um ataque direto ao Estado Democrático de Direito. “Os traidores da pátria que conspiraram contra o Brasil para causar o caos, mas foram derrotados. O Brasil e o povo brasileiro venceram. A democracia não é uma conquista inabalável, ela será sempre uma obra em construção. Por isso, precisa ser zelada com carinho e defendida com unhas e dentes”, defendeu.
Durante o evento, o presidente vetou integralmente o projeto de lei conhecido como PL da Dosimetria, que previa redução das penas de condenados pelos atos do 8 de janeiro. O veto foi interpretado como um gesto político de reafirmação do governo em relação à responsabilização dos envolvidos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.