Neste domingo (05), mais de 17 mil piauienses fazem as provas do Concurso Nacional Unificado 2ª Edição (CNU2). O chamado “Enem dos Concursos” garante a quem for aprovado uma vaga no funcionalismo público federal. As provas aplicadas hoje são para nível intermediário e nível superior.
Para quem vai restar o CNU, é importante conhecer a estrutura das provas e os assuntos que são abordados. O conteúdo da prova do CNU é dividido em Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. A prova de Conhecimentos Gerais abrande temas como Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Direito, Realidade Brasileira, Políticas Públicas, Ética e Integridade.
Já a prova de Conhecimentos Específicos abrange temas de acordo com bloco temática escolhido pelo candidato na hora da inscrição e é adaptada para cada cargo.
As avaliações são por meio de prova objetiva e prova discursiva cujos formatos variam de acordo com o nível de escolaridade. A prova objetiva é a que será aplicada na tarde de hoje (05). Atenção para os horários: nível superior, das 13h às 18h; e nível intermediário, das 13h às 16h30. Os portões dos locais de aplicação fecham às 12h30.
Confira a quantidade de questões que cai na prova do CNU:
- Nível Superior: 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos.
- Nível Intermediário: 68 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 de conhecimentos específicos.
Confira os assuntos das provas do CNU de acordo com o bloco:
- Nível Superior (blocos 1 a 7): Desafios do Estado de Direito, Políticas Públicas, Ética e Integridade, Diversidade e Inclusão na Sociedade, Administração Pública Federal, Língua Portuguesa, Realidade Brasileira.
- Nível Intermediário (blocos 8 e 9): Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Direito, Realidade Brasileira.
Assuntos de Conhecimentos Específicos variam de acordo com o bloco temático. Os nove blocos contêm áreas diversas, como Seguridade Social, por exemplo, Cultura, Educação. Ciência e Tecnologia.
Prova discursiva
A prova discursiva do CNU será realizada no dia 07 de dezembro para os candidatos que forem aprovados na primeira fase (provas objetivas). Nela, o candidato terá que elaborar textos conforme o nível: Nível Superior são duas questões discursivas. Nível Intermediário é uma redação dissertativa-argumentativa.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.