Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados ao vírus sincicial respiratório seguem em níveis elevados em grande parte do país. A informação consta no novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (7). No Piauí, há risco de incidência da síndrome.
O boletim destaca que na população idosa, os casos de síndrome respiratória graves se mantêm em níveis de moderado a alto em diversos estados do Centro-Sul e alguns estados do Norte e Nordeste. O Piauí e outros 15 estados apresentam níveis de alerta, risco ou alto risco, de incidência da síndrome, porém sem sinal de crescimento na tendência de longo prazo.
Além do estado, completam a lista Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe; com exceção do Amapá, Ceará, Espírito Santo, Ceará, Tocantins e Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM
Pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, Tatiana Portela ressaltou a importância de verificar se estão em dia com a vacina da Covid-19, especialmente idosos e imunocomprometidos, que precisam tomar doses de reforço a cada seis meses.
“Como em alguns estados os casos de SRAG por influenza A continuam altos, também é importante estar em dia com a vacina contra a gripe”, orienta Portella.
De acordo com a instituição, preocupa também o crescente aumento de casos de Covid-19 no Ceará e Rio de Janeiro. Enquanto na Bahia, houve um aumento das hospitalizações em crianças e adolescentes causado pelo rinovírus.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.